Delegação de Itabirito visitou Trancoso

Uma delegação da cidade brasileira de Itabirito, geminada com Trancoso, desde 2012, visitou Trancoso e Torre do Terrenho durante cerca de duas semanas com o objetivo de aprofundar as relações de amizade e cooperação. Uma delegação da cidade brasileira de Itabirito, geminada com Trancoso, desde 9 de novembro de 2012, chefiada pelo Padre Miguel Fiorillo, […]

Uma delegação da cidade brasileira de Itabirito, geminada com Trancoso, desde 2012, visitou Trancoso e Torre do Terrenho durante cerca de duas semanas com o objetivo de aprofundar as relações de amizade e cooperação.
Uma delegação da cidade brasileira de Itabirito, geminada com Trancoso, desde 9 de novembro de 2012, chefiada pelo Padre Miguel Fiorillo, pároco da Boa Viagem, daquela cidade de Minas Gerais visitou Trancoso e Torre do Terrenho durante cerca de duas semanas com o objetivo de aprofundar as relações de amizade e cooperação mas também levantar os dados bibliográficos do fundador do Município de Itabirito, Luís de Figueiredo Monterroyo, Senhor de Torre do Terrenho onde construiu o Solar dos Brasis no início do seculo XVIII. A delegação incluiu a comissária da polícia militar, Cleide Oliveira e a representante da Juventude de Itabirito, Lorena Sabari. Os visitantes tiveram a possibilidade de visitar o Centro Histórico de Trancoso designadamente e Torre do Terrenho onde o Padre Miguel Fiorillo realizou uma celebração litúrgica em que participaram vários residentes que com ele conviveram e a quem explicou o objetivo da sua deslocação. No âmbito desta visita, a delegação visitou a Feira de São Bartolomeu que decorreu até 25 de agosto em Trancoso e a IV Eco Raia, em Pinhel e, enquanto peregrino, o Santuário de Fátima. Segundo a autarquia, «o momento alto foi, de facto, a visita ao Solar dos Brasis, fundado em 1726/27 por Luís Figueiredo Monterroyo, Capitão da Armada de D. João V e Provedor dos Quintos das Minas de Ouro do Brasil em Minas Gerais, fundador que foi de Itabirito em 1706-1709 com Francisco Homem Del Rey». “É um esplendor do Barroco, uma jóia artística mas também de grande significado para nós, brasileiros de Itabirito, a cidade que o patrono do Solar dos Brasis fundou longe da sua terra-mãe. Aqui esta muita da História de Itabirito envolta na penumbra dos tempos, que urge resgatar e conhecer”, disse o padre Miguel. Na busca deste objetivo, um dos principais da visita, foi acompanhado pelo Presidente da Câmara Municipal de Trancoso, Júlio Sarmento, e pelo historiador, investigador e escritor Fernando Santos Costa. Outro dos pontos altos da visita da delegação de Itabirito a Trancoso foi o encontro e almoço com o Bispo da Guarda, D. Manuel da Costa Felício, que ficou inteirado sobre a causa defendida pelo padre brasileiro em “resgatar” a memória, vida e obra de Luís Figueiredo Monterroyo, que sendo nobre, morreu como sacerdote depois de adquirir os respetivos votos. Itabirito e Trancoso assinaram o Acordo de Geminação naquela cidade de Minas Gerais em 9 de novembro de 2012, sendo subscritores o Prefeito de Itabirito, Manoel Mota, o Presidente da Câmara de Trancoso, Júlio Sarmento e o Vice-Presidente do Centro da Comunidade Luso-Brasileira de Belo Horizonte, Marco António Borges, tendo como testemunhas o Presidente do Município de Figueira de Castelo Rodrigo, António Edmundo Ribeiro, o Vice-Presidente do Município de Pinhel, Rui Ventura, o jornalista José Levy Domingos, a investigadora Luiza Metzker Lyra, os dirigentes da “Raia Histórica” Sales Gomes e Alexandre Ferraz e o pároco de Itabirito, Padre Miguel Fiorillo.

Conteúdo Recomendado