Custo das renováveis deverá cair 40% nos próximos dois anos

Um novo relatório da Associação Internacional de Energias Renováveis (IRENA, sigla no inglês) dá conta de futuro promissor para as energias renováveis.

Segundo o documento, o custo das renováveis deverá cair cerca de 40% nos próximos dois anos, com a energia solar a liderar a diminuição de custos.

O relatório – “Renewable Power Generation Costs in 2014” – dá eco a dados de um outro relatório elaborado pelo Deutsch Bank, que antevê uma paridade na rede de cerca de 80% para os mercados de energia solar em 2017. Olhando para os últimos anos confirma-se esta tendência: entre 2010 e 2014 o preço da energia solar à escala empresarial diminuiu 50% e desde 2009 o preço dos módulos fotovoltaicos caiu 75%, escreve o Inhabitat. Em alguns mercados, como a França, Alemanha e Austrália, o custo residencial da energia solar está já abaixo do preço da eletricidade da rede.

Porém, não é só a energia solar que está a ficar cada vez mais competitiva. Os projetos eólicos tornam-se cada vez mais baratos e rentáveis. Adicionalmente, o relatório da IRENA indica que a “biomassa para energia, a energia geotérmica e hídrica têm fornecido eletricidade de baixo custo – onde existem recursos económicos inexplorados – por vários anos”.

“Nunca foi tão barato evitar as perigosas alterações climáticas, criar empregos, reduzir as importações de petróleo e assegurar a durabilidade do nosso sistema energético através das renováveis. Mas isto requer o conhecimento público dos preços baixos das renováveis e abadar com os subsídios para a extração de combustíveis fósseis”, indica Adnan Amin, diretor-geral da IRENA.


Conteúdo Recomendado