Teatro da Guarda acolhe ciclo dedicado à nova música de raiz tradicional

Oito concertos, uma oficina e um documentário integram o ciclo “Relavrar”, dedicado à nova música de raiz tradicional, que vai decorrer na Guarda entre sexta-feira e o dia 09 de dezembro, divulgaram hoje os promotores.

O ciclo é promovido pelo Teatro Municipal da Guarda (TMG) numa altura de “grande criatividade” nesta área.

“Bandas e músicos da nova geração, com experiências musicais muito diferentes, começaram a olhar de outra maneira para a herança tradicional portuguesa e até do mundo”, refere o TMG em comunicado hoje enviado à agência Lusa.

Segundo a fonte, “a partir de felizes exemplos, como o dos Gaiteiros de Lisboa, numa faceta, ou de João Aguardela, noutra, estes novos músicos procuram a tradição musical do mundo rural para a refazer numa nova identidade, muitas vezes com o recurso a estilos musicais urbanos, como o jazz, a eletrónica, o rock, a pop, o blues, ou a música erudita”.

“Desta fusão de experiências estéticas surgem abordagens originais à música de origem tradicional” que serão divulgadas no ciclo que começa na sexta-feira na cidade mais alta do país.

O evento dedicado à nova música de raiz tradicional arranca na sexta-feira, às 22 horas, no café concerto do TMG, com o concerto de OMIRI (projeto do músico Vasco Ribeiro Casais) e prossegue, no sábado, às 21h30, no pequeno auditório, com um concerto do grupo A Charanga (Francisco Gedeão, Alberto Baltazar e Quim Ezequiel).

Para 08 de outubro está agendado o espetáculo de Sampladélicos (Tiago Pereira e Sílvio Rosado), no dia 13 é a vez de Palankalama (Pedro João, José Ricardo Nogueira, Aníbal Beirão e Rui Guerreiro) e, no dia 21, atuará Fandango (Gabriel Gomes, Luís Varatojo, Edgar Alberto, Vasco Letria e António Bragança).

No dia 05 de novembro, o ciclo “Relavrar” prossegue com um concerto de Carmen Souza & Theo Pascal, que brindará o público com “jazz com aroma a mornas de Cabo Verde”.

Para 18 de novembro está agendado o espetáculo do grupo Lumo (Fernando Milagre, Rui dos Santos e Alexandre Pedro) e, a fechar, no dia 09 de dezembro atuará o grupo A Marafona (Daniel Sousa, Ian Carlo, Artur Serra, Cláudio Cruz e Gonçalo Almeida).

O bilhete único que dá acesso a todos os espetáculos do ciclo “Relavrar” custa 20 euros, anuncia o TMG.

A programação do ciclo dedicado à nova música de raiz tradicional inclui ainda, em outubro, a exibição do documentário “Porque Não Sou O Giacometti Do Século XXI”, de Tiago Pereira (dia 04) e uma oficina sobre “Ritmos da Tradição”, destinada a crianças dos 06 aos 10 anos das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico (06).

Os bilhetes podem ser adquiridos aqui.


Conteúdo Recomendado