Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância decorre este fim de semana

http://chocalhos.cm-fundao.pt/

Nos próximos dias 16, 17 e 18 de setembro, na freguesia de Alpedrinha, irá realizar-se a 15ª edição do Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância, um evento organizado pelo Município do Fundão e pela Junta de Freguesia de Alpedrinha.

O Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância celebra-se em Alpedrinha todos os terceiros fins de semana do mês de setembro. Este evento procura recordar a passagem dos rebanhos serranos pelas ruas desta vila situada no sopé da Gardunha até aos Campos de Ourique e mais recentemente até às Campinas da Idanha.

Segundo a organização, “na programação deste festival será possível encontrar atividades que divulgam o artesanato pastoril e a música popular e tradicional, que dão a conhecer as raças de gado autóctone e os cães pastores, que propiciam o prazer de degustar os produtos gastronómicos do Concelho, tais como os queijos e os vinhos da região, entre outras iguarias, com o objetivo de manter vivo o imaginário da cultura pastoril e transmitir não só a história como também as tradições desta atividade ancestral, fazendo deste evento uma forte atração turística, que é a experiência de vivenciar a lida dos pastores.”

Este ano, a região convidada é o País Basco, em Espanha, partilhando um património musical e etnográfico e os seus produtos agroalimentares. Esta é a segunda região a ser convidada a estar nos Chocalhos, depois de em 2015 ter sido convidado o Baixo Alentejo, que foi o primeiro território a partilhar com a Beira as suas tradições de pastorícia.

Nesta edição haverá programas turísticos para usufruir e um site onde poderá consultar todas as informações do Festival, que poderá consultar em aqui.


Conteúdo Recomendado