Burel em destaque no Turismo Municipal de Almeida

O Turismo Municipal de Almeida recebe a exposição “Metamorfose do Burel” , de 01 a 26 de fevereiro, da autoria do artista covilhanense Vasco Pereira.

O “Burel” é um tecido artesanal português, de origem serrana, feito totalmente de lã. É um tecido muito resistente e versátil que, das capas e casacos para os dias de chuva, neve e frio na montanha, evoluiu para inúmeras ideias e soluções de design, acompanhadas por uma vasta gama de texturas, padrões e cores.

Desde 2013, Vasco Pereira trabalha este tecido emblemático, obtido em Manteigas onde atualmente é produzido com grande qualidade. O burel foi eleito pelas virtualidades únicas que apresenta como a espessura, a firmeza e a resistência. Estas conferem-lhe uma grande versatilidade e qualidade plástica. Com ele, é possível moldar formas estéticas inspiradas na natureza e na azulejaria portuguesa.

Vasco Pereira consegue metamorfosear o burel em motivos florais, coralinos e até geométricos, numa paleta que vai desde as cores naturais da lã, o castanho-escuro e claro e o mesclado, até às cores vibrantes do burel tingido com os tons de azul, bordeaux, verde e vermelho. Neste tecido consegue-se igualmente evidenciar os bordados em ponto de cetim com que Vasco Pereira procura personalizar os seus trabalhos.

Nesta exposição o visitante poderá apreciar o “Burel” aplicado em tela com vários feitios, formas e relevos.

A exposição pode ser visitada durante o horário de funcionamento do Posto de Turismo de Almeida, nomeadamente de segunda a sexta-feira das 9 às 12h30 e das 14 às 17h30. Sábados, domingos e feriados das 10 às 12h30 e das 14 às 17h30 horas.

Pode contactar o Turismo Municipal de Almeida através dos seguintes contactos: 271 570 020 ou turismo.almeida@cm-almeida.pt


Conteúdo Recomendado