Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço evoca cientista Marie Curie

A Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), na Guarda, evoca este mês a vida e a obra da cientista Marie Curie, que “conduziu pesquisas pioneiras” no ramo da radioatividade.

O programa dedicado à cientista inclui uma exposição, a exibição de um documentário, uma conferência, uma palestra e uma oficina de ciência.

“Sendo missão das bibliotecas públicas promover junto da comunidade o acesso ao conhecimento nos diferentes ramos do saber, à herança cultural e às inovações científicas, a BMEL dedica o mês de novembro a Marie Curie, assinalando a data de nascimento da cientista”, indica a Câmara Municipal da Guarda em comunicado.

A fonte refere que “Marie Sklodowska Curie foi uma cientista polaca com naturalização francesa que conduziu pesquisas pioneiras no ramo da radioatividade”.

Marie Curie (1867 – 1934) foi a primeira mulher a ser galardoada com o Prémio Nobel e a primeira pessoa a ganhar o Prémio Nobel duas vezes (Prémio Nobel da Física em 1903 e da Química em 1911) e foi também a primeira mulher a ser admitida como professora na Universidade de Paris (França).

As atividades da BMEL dedicadas a Marie Curie começam na quinta-feira com a abertura ao público da exposição “Vida e obra de Marie Sklodowska-Curie”.

“Para além da apresentação da vida e obra de Marie Curie, a mostra é ainda composta por uma secção dedicada a três dos seus discípulos portugueses, que realizaram um estágio no Instituto do Rádio em Paris: Mário Augusto da Silva, Branca Edmée Marques e Manuel Valadares”.

No dia 08, às 18 horas, a BMEL exibe o documentário “Marie Curie – além do mito”, realizado por Michel Vuillermet.

No dia 10, também às 18 horas, será proferida a conferência “Marie Curie: abrindo novos caminhos na ciência”, por Décio Martins, professor no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e autor de vários trabalhos sobre a história da física em Portugal e sobre a história dos instrumentos científicos.

Para o dia 16, às 14h30, está agendada a palestra “Marie Curie e o Radão”, por Sandra Soares, professora do Departamento de Física da Universidade da Beira Interior (Covilhã) e investigadora do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas.

O programa da BMEL evocativo da cientista Marie Curie termina, no dia 30, às 09h30, com uma oficina de ciência que será orientada por Alina Louro e que contará com a participação de utentes da Casa de Saúde Bento Menni, uma instituição da cidade da Guarda especializada em saúde mental.


Conteúdo Recomendado