Criadas as condições para desenvolver o projeto “+ Pêssego” na Beira Interior

Segundo dados do INE, em 2009 (data do último Recenseamento), em Portugal existiam 3705 hectares de pessegueiros, dos quais 2232 se encontram na região Centro, sendo que na Beira Interior se encontravam 1590.

Sendo o cultivo da árvore de fruto uma atividade muito exigente em conhecimento, que necessita de tecnologia, criaram-se as condições para desenvolver o projeto “+ Pêssego”. De acordo com Maria Paula Simões, docente da Escola Superior Agrária de Castelo Branco (uma das nove entidades envolvidas no projeto) este trabalho faz todo o sentido devido à inexistência de experimentações que fundamentem decisões técnicas e contribuam para a otimização de técnicas culturais e o consequente aumento da rentabilidade económica.

O objetivo principal do projeto é, portanto, organizar a produção e valorizar a fileira, introduzindo inovação no processo produtivo ao nível de diferentes técnicas: manutenção doa solos, monda de flores, mmonda de frutos fertilização, gestão de rega, caracterização das cultivares e estudo económico.

Tratra-se de um projeto candidato e aprovado pelo ProDer, com um investimento de 600 mil euros. Vai decorrer ao longo de dois anos.

No fundo, diz Paula Simões, o que se pretende é que daqui a dois anos haja mais conhecimento sobre toda a fileira, incluindo mais interação com os agricultores, mais responsabilidade de realização das práticas culturais, com certeza, com conhecimento científico e transferência de tecnologia.

A área onde o trabalho vai incidir (serão usados diferentes pomares para ensaios) engloba a zona de pêssego da Beira Interior, desde a Guarda até Castelo Branco, onde há maior concentração de pomares.


Conteúdo Recomendado