Criada linha de apoio financeiro a empresas turísticas nos concelhos afectados pelos incêndios

Os incêndios de grandes proporções ocorridos no passado mês de junho tiveram consequências gravosas para os concelhos de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Pedrogão Grande, Ansião, Alvaiázere, Arganil, Góis, Penela, Pampilhosa da Serra, Oleiros e Sertã.

Neste contexto, importa implementar iniciativas de caráter excecional sendo disponibilizada uma Nova Linha de Apoio à Tesouraria para empresas turísticas nos concelhos afetados pelos incêndios.

Esta linha de apoio financeiro pretende ajudar nas necessidades de tesouraria das empresas turísticas com atividade turística naqueles concelhos. É também aplicável às empresas localizadas em concelhos limítrofes, desde que as mesmas demonstrem quebra na procura relativamente à atividade que desenvolvem.

Assim, esta linha de apoio, já disponível, tem como objetivo o financiamento de necessidades de tesouraria que, em resultado dos incêndios, impliquem necessidades temporárias de acréscimo de fundo de maneio, incluindo a amortização de contas correntes caucionadas ou liquidação de financiamentos de curto prazo (até 1 ano).

A dotação disponível para financiamento é de € 1.500.000. Os apoios financeiros a conceder no âmbito da presente linha revestem a natureza de incentivo reembolsável, sem quaisquer juros remuneratórios associados, com um limite máximo por empresa correspondente a 25% do volume de negócios de 2016, com um valor máximo absoluto de € 75.000.

Os apoios financeiros criados através desta linha são concedidos pelo prazo máximo de 5 anos a contar da data de celebração do respetivo contrato, com um período de carência de capital correspondente a 18 meses.

As candidaturas podem ser formalizadas através do formulário de candidatura Regfin


Conteúdo Recomendado