Crescimento da zona euro atinge máximo de mais de 4 anos

O crescimento da economia do setor privado da zona euro ganhou impulso em junho, tendo atingido um máximo de mais de quatro anos, apesar da incerteza em torno da crise da dívida da Grécia, foi hoje anunciado.

Segundo a empresa de serviços de informação financeira Markit, a estimativa do PMI (Purchasing Managers Index) composto da zona euro atingiu 54,1 pontos em junho, o valor mais alto dos últimos 49 meses e contra 53,6 pontos em maio.

Um índice PMI inferior a 50 pontos significa contração, enquanto um superior indica expansão da atividade.

“Apesar das nuvens da crise da dívida grega que ameaça a região,(…) o valor do PMI aponta para um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 0,4% no segundo trimestre e a recuperação parece ter-se generalizado no conjunto da zona”, refere num comunicado o economista-chefe da Markit, Chris Williamson.

O índice PMI alemão revela de novo um crescimento sólido, enquanto o de França, onde a recuperação se fez esperar, registou o melhor trimestre depois de mais de quatro meses, adianta Williamson, adiantando que fora do seio franco-alemão a atividade registou o maior crescimento trimestral dos últimos oito anos, bem como o emprego que registou o maior crescimento desde o terceiro trimestre de 2007.

O economista-chefe indica ainda que a recuperação observada no segundo trimestre deverá permitir à zona euro registar um crescimento do PIB de 2% este ano, sublinhando, contudo, que esta previsão depende fortemente da solução que for encontrada para a crise da dívida da Grécia.


Conteúdo Recomendado