Crédito ao consumo sobe mais de 17%

Os números da ASFAC revelam um aumento do financiamento quer a particulares, quer a empresas. A maioria do crédito destina-se à compra de meios de transporte.

O crédito ao consumo cresceu 17,4% na primeira metade de 2014 para os 1.198 milhões de euros, revelam os números hoje divulgados pela ASFAC – Associação de Instituições de Crédito Especializado.

Dentro do crédito ao consumidor, o crédito clássico a particulares aumentou 20,4%, enquanto o crédito ‘revolving’ subiu 14,6% face ao período homólogo do ano passado.

O presidente da associação, António Menezes Rodrigues, vê nestes números um sinal de “retoma económica”. “Os portugueses estão agora mais confiantes e começam a fazer as aquisições que tinham vindo a adiar devido à incerteza quanto à melhoria das condições económicas do país”, sublinha a ASFAC no comunicado.

O financiamento de particulares continua a representar mais de 90% do crédito clássico concedido, face ao que chega às empresas, que pesa cerca de 7,9%. Tal como tem acontecido nos meses anteriores, o crédito clássico tem sobretudo por objectivo o financiamento da compra de meios de transporte (69,9%), seguindo-se o crédito pessoal com 17,4%. No primeiro houve uma subida de 20,8%, enquanto no segundo o crescimento homólogo foi de 31,2%.

“Do lado do investimento (crédito às empresas), os Associados da ASFAC registaram uma subida homóloga do crédito stock de 45,3%, atingindo o valor de 1.115 milhões de euros, e do crédito clássico concedido a empresas de 17,2%, atingindo o valor de 50 milhões de euros”, refere também o comunicado.

A ASFAC adianta ainda que “durante este trimestre celebraram-se 133.312 contratos crédito clássico, (97,4% dos quais com particulares)”. O valor médio por contrato foi de 4.757 euros, mais 10% do que em igual período de 2013.


Conteúdo Recomendado