Covid-19: Fronteiras terrestres com restrições a partir das 23 horas

Os mecanismos de reposição de controlo de fronteiras entre Portugal e Espanha, limitados a nove pontos de circulação, e a suspensão das ligações aéreas entre os dois países vão entrar em vigor a partir das 23:00 horas de hoje, segunda-feira, 16.

A Ponte Internacional do Guadiana será um dos pontos de passagem, coordenados pelo SEF com o apoio das forças de segurança, revelou o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, numa medida que se prolongará durante um mês.

“Apenas será autorizada a circulação de veículos de mercadorias, cidadãos residentes em circulação para seus países, pessoal diplomático, casos de reunião familiar, acesso a serviços de saúde ou a saída de cidadãos estrangeiros que residam noutros países da UE”, salientou o governante.

Estarão assim “impedidas as circulações turísticas ou de lazer entre os dois países”, além de ser suspenso o tráfego aéreo entre os dois países e suspensas as ligações fluviais, incluindo no Algarve, entre VRSA e Ayamonte.

A Organização Mundial de Saúde declarou a Covid-19 como uma pandemia, causada pelo novo coronavírus detetado em dezembro, na China.

A doença já infetou cerca de 175 mil pessoas em mais de 150 países e regiões, provocando mais de 6.700 mortos.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde registava, até às 10:00 horas de domingo, 15, 331 casos de infeção, 13 deles no Algarve.

O governo declarou o estado de alerta em todo o país na sexta-feira, 13, e anunciou uma série de medidas extraordinárias, em vários setores, para mitigar os efeitos da pandemia no país, incluindo o encerramento de escolas até abril.


Conteúdo Recomendado