Covid-19: Biblioteca de Seia entrega livros em casa e promove leitura ao telefone

A Biblioteca Municipal de Seia, no distrito da Guarda, entrega livros em casa e promove leitura ao telefone, para que os utilizadores continuem a ter acesso à leitura durante o confinamento devido à covid-19, foi hoje anunciado.

“Em tempo de confinamento e em resposta ao exigente período que vivemos, a Biblioteca Municipal de Seia, apesar de se encontrar de porta fechada, quer reforçar a sua proximidade com os utilizadores. Assim, na vontade de proporcionar momentos de descontração, companhia e conhecimento, a biblioteca entrega livros em casa e promove a leitura ao telefone”, refere a Câmara Municipal de Seia em comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo a fonte, os serviços são gratuitos e “prestam um serviço público de cidadania, numa altura tão difícil para todos, ao mesmo tempo que aproximam os munícipes à leitura e à biblioteca”.

O projeto de entrega de livros em casa, denominado “Livros a Caminho”, permite aos utilizadores “comodamente continuarem a usufruir do universo de publicações disponíveis na Biblioteca e na Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela (RIBBSE), composta por mais de 700 mil títulos e que está disponível para consulta nas plataformas ‘online’: http://horizon.cm-seia.pt ou http://ribbse.biblos.pt”.

O município de Seia explica que para reservar as obras disponibilizadas basta estar inscrito na Biblioteca Municipal de Seia, ser residente no concelho e contactar o serviço por telefone (238 310 247) ou por ‘e-mail’ (biblioteca@cm-seia.pt).

“A entrega e recolha dos livros reservados é feita uma vez por semana, à terça-feira, à porta de casa, sendo a mesma confirmada no dia anterior por telefone”, esclarece.

A autarquia refere, ainda, que no âmbito do projeto da RIBBSE “Ligados pela Leitura”, a Biblioteca Municipal de Seia “propõe-se a ler ao telefone, uma forma de contrariar o isolamento que se faz sentir nesta fase de pandemia”.

“Através do telefone, o utilizador pode conversar um pouco e escutar a leitura de um conto ou um poema, ter um momento prazeroso de interação que alivie a solidão”, é referido.

O serviço de leitura ao telefone “foi pensado especialmente para a população mais idosa, e funciona às quintas-feiras das 14:00 às 18:00”, sendo que os interessados apenas têm que telefonar para a Biblioteca Municipal de Seia.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.269.346 mortos resultantes de mais de 104,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 13.482 pessoas dos 748.858 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.


Conteúdo Recomendado