Cortes em escolas e hospitais dão poupança de 1,9 mil milhões

Um dos memorandos de entendimento assinados entre o Governo e a troika diz que as poupanças obtidas este ano através da não renovação de contratos a termo, cortes nos consumos intermédios e em investimento, racionalização das escolas e dos hospitais vão gerar uma poupança bruta de 1,9 mil milhões de euros.

De acordo com o documento publicado hoje pela Comissão Europeia, o Governo congratula-se com os resultados que estima em 1,7 mil milhões de euros em termos líquidos.

Do lado da receita, o Governo também quantifica o novo aumento de impostos deste ano. Depois do enorme aumento de 2013, as medidas detalhadas com a troika para 2014 ascendem a 515 milhões de euros em impostos.

A receita é obtida via aumento da taxação autónoma de carros de serviço (sede de IRC), aumento dos impostos sobre tabaco e álcool, sobrecarga fiscal nos carros a diesel (mais poluentes), redução de benefícios fiscais para fundos de pensões e fundos imobiliários, aumento da taxa sobre as instituições financeiras, tributação do jogo online, entre outras medidas.


Conteúdo Recomendado