Câmara de Belmonte condenada

A Câmara de Belmonte foi condenada a pagar mais de 137 mil euros à empresa Águas do Zêzere e Côa, 7.250 dos quais referentes a juros de mora.

A decisão do tribunal de última instância obrigou o município a negociar com a empresa o pagamento faseado da dívida. Dias Rocha diz que nem sempre os interesse do município foram defendidos e anuncia para breve o aumento da fatura da água. Os acordos de pagamento foram ratificados na reunião pública do executivo “negociámos com as águas no sentido de irmos fazendo pagamentos faseados, a verdade é que temos aqui juros superiores a sete mil euros, o que é um escândalo, e temos que pagar porque formos condenados em última instância”, explica António Dias Rocha. Condenados a pagar com juros de mora, e esgotadas as possibilidades de recurso, os municípios estão em negociações com a empresa e o ministério do ambiente para o pagamento das dívidas. António Dias Rocha entende que, neste processo, nem sempre os interesses de Belmonte foram acautelados “acho que os interesses de Belmonte não têm sido bem defendidos até aqui, deixou-se arrastar, eu não posso tolerar que mais de 30% da população não tem o saneamento resolvido, isto é, as pessoas em suas casas têm o problema resolvido, mas o problema em alta continua por resolver, a empresa vai ter que assumir as suas responsabilidades, mas a devido tempo informá-los-ei”.  Certo é que em breve os belmontenses vão pagar a fatura da água mais cara “é inevitável, os valores que temos são assustadores, quando eu tenho facturação das Águas do Zêzere e Côa na ordem de um milhão de euros ano e tenho de receita 220 mil euros, isto é impossível, por mais se queira cumprir a acção social e ter em conta as dificuldades”.
Além de pagar o triplo à empresa do que cobra aos munícipes, a Câmara de Belmonte também não cobra taxas de saneamento ou resíduos sólidos. Uma situação que vai obrigar a autarquia a aumentar em breve a fatura da água.


Conteúdo Recomendado