Um conjunto de reputados filósofos nacionais e estrangeiros estarão amanhã na Universidade da Beira Interior (UBI) para participar no 3.º Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Filosofia.
O evento é organizado em parceria com a Faculdade de Artes e Letras da UBI e decorre na quinta e sexta-feira – dias 6 e 7 de setembro.
Segundo a organização, este evento assume-se como “um momento culminante de encontro da comunidade filosófica portuguesa”.
Do programa fazem parte comunicações em todos os domínios e metodologias dos estudos filosóficos. Para as quatro conferências plenárias estão confirmados “keynote speakers” de grande relevo: a filósofa espanhola Adela Cortina (Universidade de Valência), autora de trabalhos de grande impacto no espaço público em torno da ética civil e a filosofia social e política, tendo proposto, por exemplo, o novo conceito de “aporofobia” (fobia aos pobres).
A organização realça ainda a presença do destacado filósofo alemão da Universidade de Bona, Markus Gabriel, e os consagrados portugueses Maria Filomena Mölder e João Branquinho.
Fazem ainda parte dos dois dias de reflexão – nos quais participarão 250 congressistas – a análise de questões relacionadas com a Filosofia Política e Ética, com o ensino da filosofia e sobre as unidades de investigação, seus problemas e desafios.
Outro ponto de destaque do Congresso é a homenagem a Artur Morão (dia 6, Anfiteatro da Parada, às 18h40), uma das personalidades que mais se destacou no trabalho de tradução filosófica em Portugal.
Depois das edições anteriores terem decorrido na Fundação Calouste Gulbenkian e na Universidade do Porto, é a vez da UBI receber este evento, “um sinal de reconhecimento da presença deste campo de saber académico na Faculdade de Artes e Letras, na unidade de investigação Labcom.IFP, no seu Grupo de Filosofia Prática e na própria UBI”, considera André Barata.
O docente e investigador do Departamento de Comunicação e Artes faz também parte da organização de uma iniciativa científica que é vista como “uma excelente oportunidade para fortificar o campo da Filosofia, encorajando “a participação em programas de ensino e de investigação a partir de competências e interesses, como a Ética, a Filosofia Política e a Estética, entre outras, cada vez mais socialmente relevantes nos tempos atuais”, acrescenta.
A Sessão de Abertura do 3.º Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Filosofia – que será transmitido online a partir do site da UBI – está marcada para amanhã, às 9h30, no Anfiteatro das Sessões Solenes.
O encerramento do evento acontece no Anfiteatro da Parada, às 18h45.