A Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural (APDASC), com o apoio do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), promove hoje e amanhã, dias 18 e 19 de outubro, a 29ª edição do Congresso Internacional de Animação Cultural, que se realiza no grande auditório do Teatro Municipal da Guarda (TMG).
Na sexta-feira, o primeiro painel inicia às 9 horas onde serão abordados os seguintes temas: ” Olhando o presente, pensando no futuro!”, ““Hacia la fundamentación cientifica de la Animación Sociocultural”, ““O Futuro tem futuro para a Animação Sociocultural e para os Animadores Socioculturais” e “Educar y animar socioculturalmente en una sociedad de redes”.
Depois do Coffee Break, segue-se um painel sobre “Desenhando o futuro: contributos para atualizar o perfil do Animador Sociocultural”. À tarde serão apresentados projetos de futuro e um workshop sobre ““Animador em construção”. E, por fim, um último painel, às 18h30, sobre “O renovado Estatuto do Animador Sociocultural”.
No sábado de manhã, às 11h30, destaca-se a conferência “Dos Estudos sobre a Felicidade à Intervenção do Animador Sociocultural” seguindo-se um ciclo de debates. No período da tarde, o Congresso retoma às 15 horas com dois painéis dedicados a duas temáticas: “A formação em Animação Sociocultural no futuro” e “Intervenção e Empreendedorismo na Animação Sociocultural”.
Segundo a organização, este evento visa dar a conhecer exemplos de boas práticas do trabalho desenvolvido atualmente na Animação Sociocultural, refletir sobre os desafios da área, proporcionar momentos de debate/mesas redondas com assuntos temáticos ligados à profissão e carreira de Animadores Socioculturais e oferecer espaços de formação e partilha em áreas como empreendedorismo, criatividade, inovação e boas práticas através de diversos workshops/atividades/oficinas.
O programa completo pode ser consultado AQUI.