Congresso Internacional de Animação Sociocultural começa amanhã no TMG

O Dia Pré-Congresso realiza-se hoje, dia 17, na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do IPG, com início às 14 horas.

A Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural (APDASC), com o apoio do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), promove sexta-feira e sábado, dias 18 e 19 de outubro, a 29.ª edição do Congresso Internacional de Animação Cultural, a ter lugar no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda (TMG).

O Dia Pré-Congresso (dia 17) irá decorrer na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do IPG, com início às 14 horas, onde terá lugar dois workshops dedicados às seguintes temáticas “Eu sou educador, eu sei comunicar!” e “Inteligência emocional! Animador mais bem-sucedido!”. Pelas 17h30, realizar-se-á uma visita encenada pela cidade da Guarda.

A abertura oficial do Congresso realiza-se amanhã, dia 18, e conta com a presença de Joaquim Brigas, presidente do Instituto Politécnico da Guarda, Carlos Chaves Monteiro, presidente da Câmara Municipal da Guarda, e Isabel Filipe, presidente da APDASC.

Na sexta-feira, o primeiro painel inicia às 09 horas onde serão abordados os seguintes temas: ” Olhando o presente, pensando no futuro!”, ““Hacia la fundamentación cientifica de la Animación Sociocultural”, ““O Futuro tem futuro para a Animação Sociocultural e para os  Animadores Socioculturais” e “Educar y animar socioculturalmente en una sociedad de redes”.

No sábado de manhã, às 11h30, destaca-se a conferência “Dos Estudos sobre a Felicidade à Intervenção do Animador Sociocultural” seguindo-se um ciclo de debates. No período da tarde, o Congresso retoma às 15 horas com dois painéis dedicados a duas temáticas: “A formação em Animação Sociocultural no futuro” e “Intervenção e Empreendedorismo na Animação Sociocultural”.

Segundo a organização, este evento visa dar a conhecer exemplos de boas práticas do trabalho desenvolvido atualmente na Animação Sociocultural, refletir sobre os desafios da área, proporcionar momentos de debate/mesas redondas com assuntos temáticos ligados à profissão e carreira de Animadores Socioculturais e oferecer espaços de formação e partilha em áreas como empreendedorismo, criatividade, inovação e boas práticas através de diversos workshops/atividades/oficinas.

As inscrições continuam a decorrer e o programa completo pode ser consultado aqui.


Conteúdo Recomendado