Congresso europeu de turismo rural quer captar novos empresários no Sabugal

O VI Congresso Europeu de Turismo Rural (COETUR), que vai decorrer no Sabugal, no distrito da Guarda, de 29 a 30 maio, terá como objetivo a captação de novos empresários para o setor.

Na apresentação do evento, que decorreu ontem na sede do Turismo de Portugal, o presidente do Turismo do Centro Portugal, Pedro Machado, explicou que o COETUR deverá permitir aos empresários encontrar bolsas de investimento nos territórios rurais.

“Queremos criar condições para captar investimento. Este congresso trata muito da dinâmica dos empresários”, realçou, indicando que as bolsas de investimento são importantes no desenvolvimento de projetos, como na restauração, nos alojamentos, na animação turística e nos serviços.

Para Pedro Machado, o congresso deve contribuir para que Portugal e Espanha criem um “verdadeiro destino turístico”, consolidando as relações bilaterais.

“Espanha é hoje o nosso primeiro mercado externo. Queremos consolidar, não a relação que temos com o nosso primeiro mercado externo emissor, mas queremos reforçar e tirar partido desta relação”, declarou, reconhecendo que o combate ao turismo sazonal também é um objetivo.

O presidente do Turismo do Centro Portugal adiantou ainda que o congresso, que vai decorrer pela primeira vez em Portugal, terá preocupação em valorizar os territórios de baixa densidade, de modo a atenuar “algum preconceito sobre um turismo que muitas vezes não tem a mesma oferta, com a mesma qualidade, de outros segmentos de mercado”.

Por seu lado, o presidente da Câmara do Sabugal, António Robalo, explicou que o congresso tem a ver com a estratégia do município e das aldeias de Portugal, onde serão discutidas novas dinâmicas relacionadas com o turismo em espaços rurais na Península Ibérica.

“Temos a oportunidade de concertamos estratégias para melhor trabalharmos, numa situação nova, numa nova identidade”, disse, assinalando que o evento irá debater a “globalização do destino ibérico”.

Organizado pela plataforma digital espanhola Escapada Rural, o VI Congresso Europeu de Turismo Rural (COETUR) vai mobilizar cerca de 200 participantes e criar a ideia de Portugal e Espanha como um destino único.

A diretora de Comunicação e Relações Institucionais da Escapada Rural, Ana Alonso, considerou que o evento é “dirigido a todos”, com o objetivo de trabalhar a favor do destino ibérico.

“As circunstâncias são excelentes para realizar o congresso em Portugal. Tentamos criar uma ideia de Portugal e Espanha como destino único”, disse Ana Alondo.

Sob o mote “Destino Ibérico, Turismo Rural aquém e além fronteiras”, o VI Congresso Europeu de Turismo Rural (COETUR), que terá a Extremadura como destino convidado, vai acontecer no território das Aldeias Históricas de Portugal, no Sabugal.

A rede das Aldeias Históricas de Portugal é constituída por 12 localidades: Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso.

O programa do evento pode ser consultado aqui.   As inscrições para o evento encontram-se disponíveis aqui.

 


Conteúdo Recomendado