Conferência sobre "Mercado Único Digital"

A Conferência sobre “O Mercado Único Digital”, coorganizada pela Comissão Europeia e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, decorre no dia 18 deste mês nas instalações da Representação da Comissão Europeia em Portugal, entre as 10 e as 17 horas.

O Comissário Carlos Moedas vai encerrar este evento pelas 16h30. Esta Conferência, na qual a ANACOM também terá um papel ativo, irá abordar os seguintes temas divididos em painéis:

Mercado Único Digital – No dia 6 de maio, a Comissão Europeia anunciou a estratégia para a realização de um Mercado Único Digital, o qual permitirá gerar até 250 mil milhões de euros de crescimento suplementar na Europa durante o mandato da Comissão, criando assim centenas de milhares de novos postos de trabalho, em benefício nomeadamente dos jovens à procura de emprego, bem como uma dinâmica sociedade do conhecimento.

Acesso dos consumidores e empresas aos bens e serviços digitais – Devem ser removidas as diferenças entre os mundos online e offline de forma a remover também as barreiras às transações transfronteiriças (em 2014, 15% dos consumidores fizeram compras online noutros Estados-Membros, enquanto que 44% fizeram compras nos próprios Estados). A Comissão Europeia proporá regras para facilitar o comércio eletrónico transfronteiras.

Desenvolvimento de redes digitais e serviços inovadores – Uma das prioridades do Mercado Único Digital é a criação das condições adequadas para que as redes e os serviços digitais possam florescer; isto implica o desenvolvimento de infraestruturas seguras, fiáveis e com altos débitos; implica também o estabelecimento to das condições regulamentares apropriadas para o investimento, garantindo a igualdade de condições entre os atores.

Coligação Portuguesa para a Empregabilidade Digital – A estratégia da Comissão Europeia para a criação de um Mercado Único Digital que pretende potenciar o crescimento da economia europeia através das TIC, de modo a que todos os europeus possam desfrutar dos seus benefícios, implica necessariamente uma maior exigência ao nível da capacitação e competência digitais, tanto do lado dos utilizadores como do lado dos fornecedores de serviços e produtos. Portugal lançou a Coligação Portuguesa para a Empregabilidade Digital, assente numa “Estratégia e Plano de Ação para a Empregabilidade Digital 2015-2020”, que pretende dar resposta à necessidade de capitalizar infraestruturas e recursos humanos altamente especializados com o objetivo de tornar Portugal uma referência internacional em Empregabilidade Digital.


Conteúdo Recomendado