Conferência: "Heterodoxia": historicidade e tragédia" por Pedro Pinta na BMEL

A sessão decorre na próxima quinta-feira, às 18 horas, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda.

“A noção de “heterodoxia” (ou “o espírito da heterodoxia”) fixou-se definitivamente ao percurso teórico e à atitude subjetiva de Eduardo Lourenço, de modo a tornar-se mais a identificação de um universo que a chave para o entendimento de uma problemática.

Segundo a organização, a conferência pretende revisitar a noção de heterodoxia, descolá-la dos significados mais imediatos e/ou banais, sublinhar que não foi uma noção fixada definitivamente em 1949 e mostrar que é o nome lourenciano para designar uma relação com a historicidade, cuja especificidade não é alheia à dimensão trágica. Pedro Pita é o orador da conferência que está marcada para a próxima quinta-feira, dia 6, às 18 horas.


No 1º volume das «Obras Completas de E.L.» (Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2011), foram reunidos os dois volumes «Heterodoxia», numerosos documentos contemporâneos dos dois volumes e materiais relevantes para um III volume que nunca foi publicado. É um conjunto particularmente rico para aprofundar a noção de “heterodoxia”, apesar de ela se encontrar, implícita ou explicitamente, presente em toda a extensa obra do ensaísta.


Conteúdo Recomendado