Público-alvo
Alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.
TEMAS
Qualidade do ar: estratégias para redução de emissões
Gestão e valorização energética de resíduos
Tratamento de águas residuais
Produção energética / biocombustíveis
Desempenho Energético dos Edifícios
Mobilidade sustentável
Redes digitais nas cidades
Desastres naturais: como evitá-los no futuro
A floresta portuguesa (como preservá-la)
O papel das hortas urbanas comunitárias
Outros a propor pelas escolas
COMPONENTES DO PROJETO
. Desenvolvimento de atividades STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), que promovam a autonomia do aluno, o seu confronto com situações que exijam a procura de soluções, de acordo com a abordagem IBSE (Inquiry Based Science Education);
. Articulação com outras disciplinas, em especial Inglês e Artes;
. Interação com universidades, empresas e parceiros locais (em especial Câmaras Municipais) como forma de reforçar a ligação das aprendizagens à vida real.
A Ciência Viva propõe-se identificar especialistas para apoiar os grupos no projeto.
. Momentos de divulgação na escola e na comunidade;
. Elaboração de um produto final (maqueta, vídeo, site / blogue), que permita divulgar as propostas dos grupos.