Concentração Ibérica Antinuclear amanhã em Freixo de Espada à Cinta

A iniciativa realiza-se amanhã, pelas 16 horas, na Barragem de Saucelle, na fronteira de Portugal com Espanha.

Realiza-se amanhã, pelas 16 horas (hora portuguesa), na Barragem de Saucelle, fronteira de Portugal com Espanha, em Freixo de Espada à Cinta, uma Concentração Ibérica Antinuclear contra as minas de urânio em Salamanca, que juntará ativistas ambientais dos dois países.

Esta concentração é organizada conjuntamente pela Plataforma espanhola Stop Uranio de Salamanca e as associações portuguesas QUERCUS e AZU, e conta com o apoio do Movimento Ibérico Antinuclear, da Coordenadora “No a la Mina de Urânio” e da ATMU.

Segundo a organização, o objetivo principal da iniciativa é sensibilizar da opinião pública para os perigos que representa a abertura dos projetos de exploração de urânio na região de Salamanca.

As três Associações defendem que é necessário que o processo de licenciamento das minas de urânio na zona de Salamanca seja suspenso de imediato e que o Governo Espanhol encare a questão com seriedade e não autorize definitivamente a exploração de urânio nesta região, adianta a mesma fonte.

Em comunicado, as associações alertam para o facto de o desenvolvimento de projetos de mineração de urânio a céu aberto do outro lado da fronteira representar um tremendo risco para a vida do rio Douro e dos seus habitantes. Segundo um estudo encomendado pela WWF a dois cientistas da Universidade de Castilla La Mancha, apenas com o funcionamento normal das instalações projetadas para Retortillo, Salamanca, mina de urânio e fábrica de concentrados, o rio Yeltes, afluente do rio Douro, ficaria extremamente contaminado.

Segundo a Agência Portuguesa do Ambiente, o projeto de exploração mineira de urânio em Retortillo é “suscetível de ter efeitos ambientais significativos em Portugal”, pela proximidade com a fronteira, e tendo em “atenção a direção dos ventos” de Este e Nordeste.

A organização conjunta desta Concentração Ibérica pretende, por isso, dar a conhecer à opinião pública portuguesa e espanhola a problemática e os perigos que implica a instalação de minas de urânio e uma fábrica de concentrado no Campo Charro de Salamanca.

 

 

A concentração dos ativistas ambientais ibéricos está marcada para a Barragem de Saucelle (fronteira de Portugal com Espanha), em Freixo de Espada à Cinta, formando um cordão humano que ligará as duas margens do rio Douro, em sinal de defesa desde importante recurso.

No caminho para Freixo de Espada à Cinta, a comitiva portuguesa irá fazer uma paragem na zona de Retortillo, onde os trabalhos de preparação do projeto avançaram com mais vigor.

Durante a tarde, as três associações, e todas as outras organizações e cidadãos que se queiram juntar à iniciativa, divulgarão os perigos que ameaçam Portugal e Espanha, no caso de se confirmar a abertura das instalações radioativas em Salamanca, e serão distribuídos folhetos informativos a todos os que circularem no local.

No final da iniciativa, pelas 17 horas, será realizada uma conferência de Imprensa pelas Associações organizadoras.

 


Conteúdo Recomendado