Comissão e Fundo Europeu de Investimento lançam apoio para microempresas

A Comissão Europeia e o FEI – Fundo Europeu de Investimento abriram dia 19 de outubro o acesso ao financiamento para microempresas no âmbito do EASI – Programa Europeu para o Emprego e a Inovação Social.

Este Programa irá fornecer garantias até 96 milhões de euros para o período 2014-2020, o que deverá mobilizar mais de 500 milhões em empréstimos. Estes acordos de garantia serão assinados entre o FEI, que administra a garantia EASI em nome da Comissão Europeia, e seis instituições de microfinanças em seis países.

Marianne Thyssen, Comissário do Emprego, dos Assuntos Sociais, Competências e Mobilidade Laboral, felicitou “as seis instituições de microcrédito que vão assinar os contratos de garantia – facilitando o acesso ao financiamento para novas microempresas“, acrescentando que “microfinanças é um instrumento essencial para promover o empreendedorismo e luta contra a exclusão social e financeira. A Comissão Juncker está empenhada em criar crescimento e emprego e hoje estamos a trabalhar concretamente esta prioridade“.

Os contratos de garantia têm como alvo aqueles que desejam criar ou desenvolver as suas próprias microempresas, em particular as pessoas que têm dificuldades em entrar no mercado de trabalho ou em encontrar acesso ao financiamento pelos mecanismos tradicionais de mercado.


Conteúdo Recomendado