Comemorações dos 15 anos marcam programação do Teatro Municipal da Guarda em 2020

Bruno Nogueira, The Black Mamba, Capitão Fausto, Fernando Daniel, Salvador Sobral, Resistência e Susan Palma-Nidel são alguns dos destaques da programação dos primeiros meses do ano no TMG.

As comemorações dos 15 anos do Teatro Municipal da Guarda (TMG), considerado pela Câmara Municipal como um “vetor de desenvolvimento local”, marcam a programação do espaço nos primeiros quatros meses de 2020, foi hoje anunciado.

A comemoração do aniversário do TMG tem especial ênfase no mês de abril, com atividades diversas como concertos, exposições, a apresentação de um documentário e de um livro, entre outras.

A efeméride, segundo a autarquia da Guarda, será também assinalada com outros projetos a realizar no próximo ano como a iniciativa “15 Ideias de Futuro”, que visa desafiar jovens a apresentarem propostas criativas e inovadoras de natureza educativa, artística e cultural, a encomenda de uma obra de música erudita e a comemoração do Dia da Cidade (27 novembro) com um espetáculo original de envolvimento comunitário.

Na conferência de imprensa de apresentação da programação do TMG para os meses de janeiro, fevereiro, março e abril do próximo ano, o vereador da Cultura da Câmara Municipal da Guarda, Victor Amaral, disse que a mesma é marcada por “um plano de ação programático estruturante, ancorado nos 15 anos do TMG”.

Segundo o autarca, a programação elaborada pelo município também tem “uma cada vez maior capacidade de envolver os criativos locais”.

Victor Amaral disse que o TMG é “um teatro de referência a nível nacional”, “presta um serviço público” e tem uma programação que “cobre todas as áreas de expressão artística”.

O autarca afirmou ainda que o Teatro Municipal “é um vetor de desenvolvimento local e da cidade” e “tem estado a crescer em termos de [captação de] públicos”.

Os 15 anos do TMG serão assinalados em abril com concertos de Salvador Sobral (03) e Resistência (25) e da Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa com Stephanie Childress (16), entre outros.

Uma exposição fotográfica de Miguel Silva (“A Alma do TMG em Redscale”, a inaugurar no dia 02 de abril), um documentário de Hugo Moreira (“Do lado de Dentro – 15 anos TMG”, dia 15) e a apresentação do “Livro dos 15 Anos do TMG” (29), são outras das várias propostas agendadas.

O complexo do TMG, inaugurado em abril de 2005, custou cerca de 10,5 milhões de euros.

Localizado no centro da cidade da Guarda, junto do antigo Convento de São Francisco, é composto por dois cubos gigantes onde funcionam o grande auditório e o pequeno auditório, um café-concerto e uma galeria de exposições.

Da programação do TMG para os meses de janeiro, fevereiro, março e abril, apresentada em conferência de imprensa pelo coordenador e programador Victor Afonso, destacam-se também concertos de The Black Mamba (25 janeiro), Capitão Fausto (30), Fernando Daniel (15 fevereiro) e Susan Palma-Nidel (28 março).

No teatro, realce para as peças “Inventório”, pelo Teatro das Beiras (18 janeiro), “Damas da Noite”, com Elmano Sancho (23), e “ID_A Tua Marca na Net”, com Pedro Górgia, Alexandre Silva e Tiago Aldeia (19 fevereiro).

No dia 24 de fevereiro, o público da cidade mais alta do país terá oportunidade de assistir ao espetáculo de humor “Casal da Treta”, com Ana Bola e José Pedro Gomes.

Na dança, o TMG recebe, a 14 de março, o bailado clássico “Quebra Nozes”, pela Companhia Jovem de Dança do Porto.

A programação de 2020 do complexo cultural da cidade da Guarda inicia a 05 de janeiro, com o “Cantar das Janeiras”, um espetáculo que envolve 350 participantes de 17 coletividades do concelho.

Pode consultar a agenda na íntegra AQUI.


Conteúdo Recomendado