Comemorações do Dia da Cidade na Covilhã

A Covilhã comemora no próximo sábado, dia 20 de outubro, o 148º aniversário da elevação a cidade.

O Município da Covilhã comemora o Dia da Cidade no próximo dia 20 de outubro, sábado, a partir das 11 horas. Para assinalar esta data, serão realizadas duas sessões solenes no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A primeira sessão, a Sessão Solene da Assembleia Municipal, decorrerá às 11 horas. Pelas 15 horas, realizar-se-á a Sessão Solene de Homenagem a Personalidades e Instituições.

Nesta cerimónia, a Câmara Municipal da Covilhã vai entregar a medalha de prata de mérito municipal a: Carina Franco, antiga diretora do agrupamento de escolas “A Lã e a Neve”; António Santos Pereira, docente universitário e atual diretor do Museu dos Lanifícios; ao antigo operário fabril Manuel Romano; ao empresário Carlos Geraldes; Arménio Baltasar, presidente do conselho de administração da Fundação Anita Pina Calado, no Teixoso; José Alfredo Costa, presidente do Centro de Convívio e Apoio à terceira idade do Tortosendo e, a título póstumo, será distinguido o médico Carlos Elias.

Do programa oficial das comemorações destaca-se a exposição “Memórias da Covilhã Cidade”, que estará patente na Biblioteca Municipal até ao dia 15 de novembro. Esta mostra é composta por alguns dos mais importantes documentos da história local, existentes no Arquivo Municipal.

Amanhã, quinta-feira, dia 18 de outubro, às 17h30, é inaugurada a exposição “Covilhã! A minha, a nossa cidade”.

No dia 19 de outubro, pelas 21 horas, a Câmara Municipal realiza uma arruada literária intitulada “Pela Covilhã”. Um desfile pelo centro histórico que tem como objetivo reunir os covilhanenses numa arruada em que vários escritores locais são convidados a ler excertos da sua autoria, de modo a homenagear os grandes feitos da história da Covilhã.

No dia 20 de outubro, o antigo Museu de Arte e Cultura, junto à Praça do Município, reabre temporariamente para acolher a exposição fotográfica “Teatro Municipal”. A inauguração está marcada para as 12h30 e, segundo a autarquia, trata-se da primeira oportunidade de conhecer o trabalho do conceituado fotógrafo Augusto Brázio, que registou para a posteridade pormenores da mais mítica sala de espetáculos da Covilhã, antes das obras que irão transformar o antigo Teatro Municipal no futuro Centro de Inovação Cultural.

Até ao dia 15 de novembro, a Galeria António Lopes na Casa dos Magistrados apresenta uma mostra coletiva de pintura da autoria de dez artistas da Covilhã, representativa do melhor que se faz nesta área artística neste concelho.

As comemorações do Dia da Cidade terminam com o concerto banda BFC Street Band, no Pelourinho, pelas 22 horas.

 


Conteúdo Recomendado