Começa hoje a EXPOSERRA 2020 em Gouveia

E amanhã realiza-se a cerimónia de Abertura da Feira do Queijo 2020 que conta com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

O município de Gouveia promove a partir de hoje mais uma edição da ExpoSerra – Feira de Atividades Económicas, para divulgar potencialidades e captar visitantes para o território. O certame decorre no Pavilhão da ex-fábrica Bellino & Bellino e termina no dia 25 de fevereiro. A cerimónia de inauguração está marcada para as 19h30 e conta com a presença da Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira.


Segundo a autarquia presidida por Luís Tadeu, a ExpoSerra é o “maior certame de negócios e produtos regionais da Serra da Estrela”, onde são esperados “muitos visitantes”, desde a população local a turistas. Amanhã, dia 22, a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, irá presidir à cerimónia de Abertura da Feira do Queijo 2020, inserida na ExpoSerra.
O evento anual pretende “enaltecer e valorizar as tradições, o património e a cultura do concelho de Gouveia e da Serra da Estrela”.


A edição deste ano do certame irá disponibilizar cerca de 70 ‘stands’ promocionais para empresas e outras entidades de ramos de atividade relacionados com a promoção de produtos endógenos, artesanato e turismo de natureza, segundo a fonte.


“O maior certame de negócios e produtos regionais da Serra da Estrela volta a ter como principais objetivos a comercialização e promoção de produtos endógenos e do artesanato, enquanto marcas identitárias regionais, e a promoção do território do concelho de Gouveia e da região da Serra da Estrela”, refere a autarquia de Gouveia.


A fonte adianta que a ExpoSerra contará este ano com “um espaço ideal e acolhedor, pensado exclusivamente para a realização de conferências, ‘workshops’, seminários ou reuniões”, onde poderão ser organizados diversos eventos.


Na denominada ‘Sala de Conferências da ExpoSerra’ vai decorrer, na tarde de sábado, o “Encontro ECOin: Rumo à Sustentabilidade”, com vários intervenientes e a abordagem de temas como “Novos paradigmas: Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030”, “Projeto Ecocidadania & EcoMarket – Agroecologia para Tod@s”, “Projeto “EcoVida – Roteiro do Consumo Sustentável”, “Agricultura Sustentável: oportunidades e desafios”, “Práticas de Sustentabilidade na produção de queijo” e “Abrigo do Queijo Serra da Estrela”.


No mesmo espaço também terão lugar provas comentadas de queijo Serra da Estrela e de Vinhos Dão – sub-região da Serra da Estrela (sábado) e um ‘workshop’ de ‘cocktails’ vínicos (segunda-feira).


No cartaz dos espetáculos musicais destacam-se concertos com Rosinha (22h00 de sexta-feira), Saul Ricardo (22h00 de sábado), Cláudia Caramelo (17h00 de domingo), Mónica Sintra (22h00) e Santa Manel (baile de Carnaval, 22h00, de segunda-feira).

No âmbito da ExpoSerra, o município de Gouveia promove, no domingo, mais uma edição da Feira do Queijo Serra da Estrela, que irá contar “com dezenas de produtores e as tradicionais provas desta iguaria serrana”.
No domingo também decorrerá, no centro da cidade de Gouveia, a partir das 15 horas, um desfile de Carnaval, que terá como rainha a cantora Mónica Sintra.


Conteúdo Recomendado