Coimbra adia encontro entre cidades capitais europeias da Cultura

Esta medida, explica a Câmara, baseia-se nos “riscos de propagação do coronavírus (Covid-19) e em alinhamento com as orientações do Governo e da Direção-Geral da Saúde”.

A Câmara de Coimbra o adiamento para junho do encontro que estava previsto esta semana para a cidade de delegações de capitais europeias da Cultura até 2024.

O encontro inédito das delegações das cidades que até 2024 serão Capitais Europeias da Cultura, que se iria realizar nos dias 13 e 14 de março, no Convento São Francisco, em Coimbra, deverá realizar-se, se as condições assim o permitirem, no final do mês de junho”, indicou a autarquia.

Esta medida, explica a Câmara, baseia-se nos “riscos de propagação do coronavírus (Covid-19) e em alinhamento com as orientações do Governo e da Direção-Geral da Saúde”.

Representantes das 11 cidades que são ou serão capitais europeias da cultura entre este ano e 2024 iriam reunir-se em Coimbra, nos dias 13 e 14, por iniciativa da candidatura desta cidade ao título em 2027.

A reunião — FOR1C, Cidades Capital — com as 11 cidades, que “trabalham em diferentes fases da concretização dos projetos”, permitirá “a recolha da sua experiência, quer ao nível da preparação das respetivas candidaturas, quer ao nível da sua implementação”, disse há uma semana o coordenador do Grupo de Trabalho Coimbra 2027 (GT), Luís de Matos.

As capitais europeias da cultura, a partir de 2025, ainda não foram designadas.

Além de Coimbra, já anunciaram que vão apresentar as suas candidaturas as cidades de Leiria, Faro, Viana do Castelo, Aveiro, Évora, Braga, Guarda e Oeiras.

Portugal já recebeu a Capital Europeia da Cultura em três ocasiões: 1994 (Lisboa), 2001 (Porto) e 2012 (Guimarães).


Conteúdo Recomendado