COFICAB investe 12 milhões de euros na fábrica da Guarda

A empresa está a investir cerca de 12 milhões de euros na ampliação e instalação de novos serviços, devendo a obras ficar concluídas no primeiro semestre de 2014. A Coficab Portugal – Companhia de Fios e Cabos, Lda., com sede em Vale de Estrela, na Guarda, está a investir cerca de 12 milhões de euros […]

A empresa está a investir cerca de 12 milhões de euros na ampliação e instalação de novos serviços, devendo a obras ficar concluídas no primeiro semestre de 2014.
A Coficab Portugal – Companhia de Fios e Cabos, Lda., com sede em Vale de Estrela, na Guarda, está a investir cerca de 12 milhões de euros na ampliação e instalação de novos serviços, devendo a obras ficar concluídas no primeiro semestre de 2014. João Cardoso, diretor de operações da empresa, adiantou ao Jornal A Guarda que, em 2014, o total de postos de trabalho adicionais, resultante deste investimento, será de cerca de 50 (comparando com o início de 2012). Segundo o responsável, as obras em curso dividem-se em duas fases: «A primeira consiste na recuperação das antigas instalações da Poligral. É uma área industrial de 4.000 m2 e destina-se à instalação de equipamentos produtivos, nomeadamente ao reforço de capacidade de fios para aplicações de alta temperatura em veículos automóveis, à instalação de equipamentos para produção de condutores de sinal, também para automóveis, e à instalação de uma linha de estanhagem de condutores usados em circuitos de segurança tais como os airbags e pré-tensores dos cintos». Referiu que a recuperação destas instalações já está concluída, indo iniciar-se a instalação dos referidos equipamentos, operação «que deverá estar concluída em setembro de 2013».
Quanto à segunda fase das obras, adiantou que «terá como objetivo a construção do Centro Técnico do nosso grupo (Coficab Technical Center), onde irão ser instalados os serviços técnicos centrais que dão apoio às diversas fábricas do grupo, localizadas em diversos países. Irão ser localizados neste Centro os serviços centrais de Investigação e Desenvolvimento, a Equipe de Qualidade Central, a Equipe de Engenharia Central e a de Logística também a nível central». «Para a Coficab como empresa Global, este investimento é um passo mais para a liderança mundial no nosso setor de atividade. Os investimentos trazem a possibilidade de lançar no mercado produtos inovadores (como os cabos de sinal miniaturizados) e também otimizar a nossa cadeia produtiva, aumentando o seu valor acrescentado (como é o caso da linha de estanhagem). O Centro Técnico vem permitir trabalhar melhor e mais rápido, pois teremos no mesmo espaço físico as principais fontes de Know How técnico do grupo, o que vai, com certeza, criar sinergias entre elas devido à informação fluir mais depressa e com melhor qualidade», assinala o responsável. João Cardoso acrescenta que o investimento origina, para a Coficab Portugal, «uma segurança adicional, nestes tempos difíceis». «Os produtos referidos e inovadores irão, de momento, ser produzidos apenas na fábrica da Guarda, e depois distribuídos localmente pelas outras unidades do Grupo. Por outro lado, a decisão de localizar o centro técnico do grupo na Guarda, é o reconhecimento da importância desta unidade e principalmente da sua equipe humana, na implementação de toda a estratégia global que temos seguido e que tem resultado em pleno», concluiu o responsável.
Refira-se que num estudo económico realizado em 2011 às mil maiores empresas do país, a Coficab foi considerada a 2.ª melhor empresa em termos de performance económica, logo a seguir à Volkswagen Autoeuropa. O estudo foi publicado em 29 de novembro de 2012 num suplemento publicado no Jornal de Notícias e no Diário de Notícias. A Coficab Portugal – Companhia de Fios e Cabos, Lda. foi fundada em 1993 partilhando as mesmas instalações com a antiga Delphi, na Guarda-Gare. A empresa, por motivos estratégicos de conquista de outros mercados, mudou em 2003 para novas e modernas instalações, com 12.000 m2, concebidas e desenhadas para a especificidade da sua atividade produtiva, localizadas em Vale de Estrela.

Conteúdo Recomendado