Setor da construção agrava queda para 19,3%

O setor da construção continua em queda com os dados do Instituto Nacional de Estística (INE) divulgados hoje a confirmarem uma retração na produção de 19,3%. Segundo dados divulgados hoje pelo INE, o índice de produção na construção apresentou, em novembro de 2012, uma taxa de variação homóloga de -19,3%, o que compara com a […]

O setor da construção continua em queda com os dados do Instituto Nacional de Estística (INE) divulgados hoje a confirmarem uma retração na produção de 19,3%.
Segundo dados divulgados hoje pelo INE, o índice de produção na construção apresentou, em novembro de 2012, uma taxa de variação homóloga de -19,3%, o que compara com a redução de 18,0% observada em outubro. Os dois segmentos considerados, construção de edifícios e engenharia civil, registaram agravamentos das respetivas variações homólogas, que se fixaram em -16,9% e em -21,3% em novembro, mais intensas em 1,8 pontos percentuais (p.p.) e em 0,9 p.p. que as observadas em outubro. Em termos de volume de emprego, o setor da construção diminuiu 19,0% em termos homólogos quando a variação em outubro foi de -18,4%. Quando comparado com o mês anterior, o índice de emprego registou uma taxa de variação de -2,2% (-1,4% em novembro de 2011). O índice de remunerações efetivamente pagas pelo setor da construção decresceram 20,3%, em termos homólogos, contra os -21,4% em outubro. Face ao mês anterior, o INE refere que as remunerações aumentaram 20,8%, devido a uma maior concentração de pagamento de subsídios que ocorre habitualmente neste período.

Conteúdo Recomendado