Cobertor de Papa da Guarda em destaque na Moda Lisboa

O Cobertor de Papa da Guarda desfilou e encantou na passerelle da Moda Lisboa durante este fim de semana.

A coleção outono /inverno da designer de moda Alexandra Moura teve como protagonista a manta tradicional da região da Guarda que marcou de uma forma muito positiva a participação de Alexandra Moura nesta edição da Moda Lisboa que decorreu, entre 10 e 13 de março na capital. O desfile abriu precisamente com uma das três peças em Cobertor de Papa, um casaco mostrado por uma das modelos portuguesas em ascensão, Maria Clara. A coleção contou ainda com outro casaco comprido e uma capa. Todas as peças foram muito aplaudidas e elogiadas pela crítica da especialidade e pelo público presente.

Recorde-se que o Município da Guarda convidou e desafiou a designer portuguesa a reinventar o Cobertor de Papa da Guarda, dando-lhe uma nova vida, recuperando um dos mais bonitos e ancestrais produtos da região.

O desfile de Alexandra Moura teve lugar no Pátio da Galé, no Terreiro do Paço no sábado, dia 11 de março, e na Praça do Município esteve presente o Wonder Room Pop Up, um local onde os designers mostram outras peças [que não passam na passerelle do evento e que se destinam a uma mercado mais vasto de compradores] numa lógica mais comercial. No Wonder Room , o cobertor reinventou-se nas formas de cachecóis e malas.

Com o apoio da escola de Artes e Ofícios de Maçainhas e obedecendo ao longo processo ancestral de tecelagem manual e de tratamento da lã para lhe fornecer o aspeto tão característico, o cobertor de papa foi apresentado numa abordagem contemporânea e de desconstrução do próprio cobertor, em peças originais.

Fabricado desde o século XIII, de forma artesanal e exclusivamente com lã churra de ovelha, o “cobertor de papa” nunca perdeu a sua identidade que se revela no distinto design e pêlo comprido. Do tear sai para um pisão e daí para a máquina de cardar, onde ganha o característico aspeto peludo e que os torna tão quentes.

Através desta parceria com a designer Alexandra Moura, o Município da Guarda pretende projetar no mercado este produto tradicional guardense.

Todas as peças assinadas por Alexandra Moura vão estar, numa primeira fase, disponíveis para venda na loja da designer de moda, no Príncipe Real em Lisboa e em maio, os guardenses poderão comprar esses mesmos produtos na Feira Ibérica de Turismo, onde o cobertor de papa vai estar representado.

 

3

1

2


Conteúdo Recomendado