Clube de Produtores do Sabugal criado para divulgar produtos regionais

Uma associação do concelho do Sabugal, anunciou a criação de um Clube de Produtores com o objetivo de ajudar os agricultores locais na promoção e comercialização dos seus géneros.

“O Clube de Produtores tem como objetivo promover os produtos e produtores do concelho do Sabugal em feiras e eventos nacionais e internacionais do setor, promovendo o que de melhor temos no concelho”, segundo a Transcudânia – Associação para a Valorização do Património Histórico e Natural do Concelho do Sabugal.

Ricardo Nabais, presidente da organização que promove o projeto, disse à agência Lusa que a ideia surgiu após verificar que os associados “se lamentavam das dificuldades” na promoção dos seus artigos.

Para colmatar essa falha, a associação Transcudânia decidiu criar o clube, que agrega produtores do município do Sabugal para que possam, em determinadas datas, representar o território em eventos no país e no estrangeiro.

“Em vez de irem cinco ou seis, cada um por si, e cada um com o seu ‘stand’, [a ideia] é juntar alguns produtores nessas datas e irem representar” o Sabugal, explicou Ricardo Nabais.

A título de exemplo, referiu que no fim de semana do Carnaval os produtores do concelho poderão estar representados em eventos simultâneos agendados para os municípios de Pinhel, Almeida e Gouveia.

“No fundo, é um pouco ajudar a organizar, em vez de andar cada um por si. É tentar ajudar a promover. Vale mais trabalhar em conjunto do que sozinho. Cada vez é mais difícil trabalhar sozinho”, disse, lembrando que os produtores, trabalhando sozinhos, também têm que ser vendedores, empacotadores, secretários e contabilistas.

Segundo Ricardo Nabais, o projeto arrancou com seis agricultores, mas existem outros que já manifestaram interesse em aderir à iniciativa que visa mostrar e divulgar “o que de melhor existe no concelho do Sabugal”, promovendo os produtos junto de novos mercados nacionais e internacionais.

Enchidos, queijos, mel, azeite, pão caseiro, bolachas, bolos tradicionais e compotas são alguns dos produtos que passam a integrar o Clube de Produtores daquele município que faz fronteira com Espanha.

A associação promotora assinala que o projeto também surgiu motivado pela crescente atratividade das atividades primárias e pelo aumento do número de jovens agricultores na região.

A proximidade do Sabugal com as cidades da Covilhã, Guarda, Castelo Branco e Salamanca (Espanha), assim como a qualidade dos recursos endógenos, foram outros dos argumentos que levaram à concretização do projeto.

A adesão ao Clube de Produtores do Sabugal é feita mediante inscrição na associação Transcudânia.


Conteúdo Recomendado