CISE promove percursos pedestres na Serra da Estrela

O Centro de Interpretação da Serra da Estrela – CISE vai realizar, durante o mês de março, dois percursos dirigidos a todos os amantes do pedestrianismo, utilizando os Caminhos de Montanha da rede de percursos pedestres das Aldeias de montanha.

O primeiro percurso decorre no dia 23 de março e tem lugar na Rota da Ribeira de Loriga. A rota está classificada com um grau de dificuldade médio e percorre um vale extenso e encaixado, estabelecendo a ligação entre Loriga e Casal do Rei, num total de 8,5km. De traçado sinuoso, segue por caminhos antigos e acompanha as levadas para rega dos campos armados em socalcos. Na ribeira sobressaem as marmitas de gigante, cavidades circulares naturais, e os poços de broca, abertos pelo engenho do homem para aproveitamento agrícola do vale.

No dia 30 de março, o CISE propõe a realização da Rota das Canadas, um trajeto circular com início e término em Alvoco da Serra, com 6164 m. A rota desenvolve-se na cabeceira do vale de Alvoco, a montante de Alvoco da Serra, entre matos e afloramentos graníticos enquadrados pelos cimos da Torre. Neste anfiteatro natural, atravessado por uma rede densa de canadas, confluem diversas ribeiras, que contribuem para a fertilidade dos campos agrícolas da aldeia.

A participação em ambas as caminhadas está limitada a 14 participantes, realizando-se com um mínimo de 6, e tem um custo associado de 5€, valor que inclui seguro e transporte, a partir do CISE, com partida às 9 horas e regresso às 16 horas. Os interessados em participar podem fazer a inscrição on-line (www.cise.pt), ou contactando diretamente o CISE pelo telefone 238 320 300 ou por correio eletrónico cise@cise.pt.

 

Caminhos de Montanha
A rede de percursos pedestres das Aldeias de Montanha, denominada por Caminhos de Montanha, tem cerca de 100 km e contempla um total de 14 percursos pedestres: Rota da Ribeira do Piódão – Vide (ainda em fase de sinalização); Rota da Ribeira de Loriga (Loriga, Vide e Cabeça); Rota dos Socalcos (Cabeça); Rota da Eira e Rota da Garganta de Loriga (Loriga); Rota da Missa (Teixeira); Rota das Canadas (Alvoco da Serra); Rota do Volfrâmio (Sazes da Beira); Rota das Minas do Círio (Valezim); Rota da Caniça (Lapa dos Dinheiros); Rota do Vale do Rossim (Sabugueiro / Vale do Rossim); Rota da Fervença (Sabugueiro); Rota da Ribeira de Alvoco (Alvoco da Serra – Vide); e Rota do Pastoreio (Alvoco da Serra – Torre).

À exceção da Rota da Ribeira do Piódão, todos os Caminhos de Montanha estão sinalizados, sendo possível a sua realização autónoma em ambos os sentidos. Os percursos, identificados juntamente com as comunidades e juntas de freguesia por onde passam, foram sinalizados pelo Município de Seia, através do CISE. Estes procuram dar a conhecer a riqueza natural e cultural das paisagens e das comunidades das aldeias, sendo uma das infraestruturas turísticas que este território tem para oferecer, naquela que é a estratégia de comunicação das Aldeias de Montanha, marca sob a gestão da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha.


Conteúdo Recomendado