Circuito das Beiras volta a passar pela Guarda após 120 anos

A iniciativa visa recriar a prova criada e ganha por Tavares de Melo ao volante de um Darracq em 1903.

Passados 120 anos, a cidade da Guarda vai voltar a ser um dos pontos de passagem da prova automóvel Circuito das Beiras, que se irá realizar de 14 a 17 de setembro, informou na passada sexta-feira a Câmara Municipal da Guarda.


Segundo a mesma fonte, a “primeira prova realizada em Portugal por etapas, ligará, novamente, o litoral ao interior num total de 400km”, percorrendo as cidades de Coimbra, Guarda e Castelo Branco.


Na apresentação da prova, que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Coimbra, Sérgio Costa, presidente da Câmara Municipal da Guarda referiu que “esta prova mítica tem o mérito de ligar três cidades cuja capitalidade, agrega a região da Beira e cuja empatia vai muito mais além do que a mera pertença a uma região administrativa”.


O autarca acrescentou ainda que “quando há 120 anos, Tavares de Melo, idealizou esta corrida, com refinada visão de futuro e conhecedor das potencialidades destes territórios, teve o mérito de ligar paisagens naturais e história e património com esta prova de desporto motorizado. Esta arrojada iniciativa para a época ficou na memória coletiva, representando um marco na história do desporto motorizado português. Com o habitual engenho do Clube Escape Livre ao alargar parcerias com a nossa vizinha Espanha, estão reunidas as condições para ser uma prova com sucesso internacional assegurado”.


A iniciativa visa recriar a prova criada e ganha por Tavares de Melo ao volante de um Darracq em 1903 e que conta com um percurso com partida da cidade de Coimbra, passando pela Guarda e por Castelo Branco e chegada, novamente a Coimbra.


É este percurso que o Clube Escape Livre vai recuperar e para o seu presidente, Luís Celínio “era impossível passar ao lado da oportunidade de fazer jus ao lema do Clube Escape Livre reeditando o Circuito das Beiras by Bridgestone / First Stop, prova que teve na Guarda um dos pontos de chegada e de partida de etapas desta competição e que assinalou no mapa da competição automóvel portuguesa o nome da Cidade Mais Alta”.


A apresentação da prova contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, bem como do vereador do Desporto, Carlos Matias Lopes, do historiador José Barros Rodrigues e do adjunto do presidente da Câmara de Castelo Branco, Paulo Bernardino.


Conteúdo Recomendado