Cinco concelhos do distrito de Castelo Branco em risco de incêndio

Cinco concelhos do distrito de Castelo Branco apresentam hoje risco máximo de incêndio, de acordo com informação disponível na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.

Mação, Vila de Rei, Oleiros, Pampilhosa da Serra e Sardoal são os concelhos que apresentam hoje o risco máximo de incêndio.

O IPMA colocou também em risco muito elevado de incêndio 40 concelhos de vários distritos de Portugal continental, a grande parte deles na zona centro do país, nomeadamente 21, dos distritos de Santarém, Castelo Branco e Coimbra.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou na segunda-feira 74 incêndios, que foram combatidos por 939 operacionais, com o apoio de 273 veículos.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade durante a tarde. Está também previsto vento fraco soprando moderado durante a tarde, de noroeste no litoral oeste e de sudoeste na costa sul do Algarve e uma pequena subida da temperatura máxima.

Em Lisboa as temperaturas vão variar entre 19 e 31 graus Celsius, no Porto entre 17 e 27, em Bragança entre 8 e 29, em Viseu entre 13 e 26, na Guarda entre 10 e 24, em Coimbra entre 15 e 30, em Leiria entre 12 e 29, em Castelo Branco entre 16 e 31, em Portalegre entre 19 e 31, em Évora entre 14 e 33.

Beja será a cidade mais quente com previsões de 35 graus celsius, em Santarém entre 15 e 33 e em Faro entre 17 e 24.


Conteúdo Recomendado