CIM da Beira Baixa promove conferência “O presente e o futuro da floresta: Risco, Economia e Políticas”

Os fogos florestais, o pequeno proprietário, a gestão da floresta, a rentabilidade, o futuro do pinheiro bravo, as estratégias e políticas para o setor florestal, vão ser os principais temas a debater na conferência “Floresta e Território: Risco, Economia e Políticas” que se realiza a 21 de março – no dia Internacional das Florestas – no Centro Ciência Viva da Floresta, em Proença-a-Nova.

Organizado pela CIMBB – Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (que agrupa os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão), este evento terá como oradores reconhecidos especialistas nestas matérias.

“Atendendo à importância da fileira florestal para a região e ao facto de estarmos a iniciar um novo quadro comunitário de apoio, é importante definir uma estratégia que valorize esta fileira, particularmente a do pinheiro bravo. Com esta conferência, pretendemos dar a nosso contributo para este debate pois, sendo a CIMBB constituída por concelhos com uma importante área florestal, temos todo o interesse em ver potenciado aquele que é um dos principais recursos endógenos da região e do país”, adianta João Paulo Catarino, presidente da CIMBB

Quanto à conferência, no total, serão realizados quatro painéis temáticos e uma mesa redonda, sendo o denominador comum a floresta. A participação na conferência é gratuita mas a inscrição obrigatória, devendo ser feita junto do Centro Ciência Viva da Floresta, pelo e-mail info@ccvfloresta.com.

Informações adicionais em www.ccvfloresta.com/conferencia.

 

As temáticas em debate:

1. Fogos Florestais

2. O pequeno proprietário florestal e a gestão da floresta 

3. O futuro do pinheiro bravo

 

4. A rentabilidade do pinheiro bravo

 

5.Estratégias e Políticas para o setor florestal

 


Conteúdo Recomendado