Cidade da Guarda celebra 818º Aniversário

As Comemorações do Dia da Cidade decorrem entre 24 e 28 de novembro, com destaque para a inauguração das obras de requalificação do Parque da Cidade.

A Guarda comemora no próximo dia 27 de novembro, segunda-feira, o seu 818º aniversário da atribuição de foral pelo rei D. Sancho I. O Município da Guarda preparou um extenso programa comemorativo a pretexto deste aniversário com atividades desportivas, culturais e lúdicas já a partir de 24 de novembro (sexta-feira) e até ao dia 28 de novembro (terça-feira).

O destaque das comemorações é, naturalmente, o dia da cidade, 27 de novembro, que começa logo pela manhã, às 10h30, com o Hastear da Bandeira na Praça do Município. Momento que contará com a guarda de honra das três Corporações de Bombeiros do Concelho: Guarda, Famalicão da Serra e Gonçalo acompanhadas pela Banda Filarmónica de Famalicão da Serra. Segue-se, às 10h45, a Sessão Solene comemorativa do 818º aniversário da atribuição do foral à cidade da Guarda nos Paços do Concelho e às 12 horas a Inauguração das Obras de Requalificação Urbana do Parque da Cidade, no âmbito da Eixo Central da Guarda. Tratam-se de obras enquadradas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Guarda (PEDU) e o projeto é cofinanciado pelo Fundo Europeu de desenvolvimento Regional, no âmbito do Programa Operacional do Centro 2020. Às 14 horas realiza-se o Torneio Multi-atividades Desportivas no Pavilhão Gimnodesportivo da Guarda (INATEL) e às 18h30 no Jardim José de Lemos ligam-se as luzes da Iluminação de Natal.

O Dia da Cidade termina com o concerto de Pedro Abrunhosa & Comité Caviar no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda (TMG) às 21h30. O músico português atuará ainda no dia seguinte, 28 de novembro, num segundo concerto no TMG.

No entanto, o programa das comemorações não se restringe ao dia de aniversário, e por isso, as celebrações arrancam já no dia 24, às 21h30, no Pequeno Auditório do TMG com o concerto de apresentação do novo disco do projeto “Campânula”, grupo que integra músicos guardenses. Para o dia seguinte, 25 de novembro, fica marcado o Torneio de Futebol Infantil Cidade da Guarda que decorrerá entre as 9h30 e as 12h30 e entre as 14 horas e as 17h30, nos Pavilhões Desportivos de S. Miguel, Gimnodesportivo da Guarda e do Instituto Politécnico da Guarda. Nos dias 25 e 26 de novembro decorrerá, no Complexo de Piscinas Municipais, o Torneio Nadador Completo.

O dia 26 de novembro é inteiramente dedicado à atividade desportiva na cidade na Guarda e começa com a 14ª edição da Invernal de BTT Cidade da Guarda, que nesta edição se divide em Maratona com 70 km e Meia Maratona com 40 km. A prova tem início marcado junto ao Estádio Municipal às 9 horas, sendo a organização da iniciativa é do Clube de Montanhismo da Guarda e do Município da Guarda. Ainda durante a manhã de domingo decorrem mais provas desportivas. Às 10 horas realiza-se o 40º Grande Prémio de Atletismo da Guarda, na Guarda-Gare, numa coorganização com a Associação de Atletismo da Guarda, e entre as 9h30 e as 18 horas decorre o Torneio de Basquetebol Cidade da Guarda no Pavilhão Desportivo de S. Miguel, coorganizado com a Guarda Basket e a Associação de Basquetebol da Guarda. Entre as 8 e as 15 horas decorre na zona envolvente à Plataforma Logística da Guarda a 1ª Prova Internacional de Air Soft da Casa do Benfica na Guarda, numa coorganização com a Casa do Benfica. O programa comemorativo do 818º aniversário termina no dia 28 de novembro com o concerto de Pedro Abrunhosa no TMG e com o lançamento do número 37 da Revista Cultural Praça Velha, às 18 horas, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço.

PROGRAMA
COMEMORAÇÕES DO 818º ANIVERSÁRIO DA GUARDA

24 de novembro
18H00 (CANCELADA) 
Palestra “Fernando Pessoa, meu tio”, por Luiz Rosa Dias
Museu da Guarda

21H30
Concerto “Campânula”
Pequeno Auditório do Teatro Municipal da Guarda

25 de novembro
9H30 às 12H30 | 14H00 às 17H30
Torneio de Futebol Infantil Cidade da Guarda
Pavilhão Desportivo Municipal S. Miguel, Pavilhão Gimnodesportivo da Guarda (Pavilhão Inatel) e Pavilhão do IPG
Org. Câmara Municipal da Guarda | Associação de Futebol da Guarda

14H00 às 20H00
Torneio Nadador Completo
Piscinas Municipais da Guarda

26 de novembro
8H00 às 13H00
Torneio Nadador Completo
Piscinas Municipais da Guarda

9H00 às 15H00
Invernal de BTT Cidade da Guarda
Partida e Chegada no Estádio Municipal da Guarda
Org. Câmara Municipal da Guarda | Clube de Montanhismo da Guarda

10H00 às 13H30
40º Grande Prémio de Atletismo da Guarda
Guarda Gare
Org. Câmara Municipal da Guarda | Associação de Atletismo da Guarda

9H30 às 12H30 | 14H30 às 18H00
Torneio de Basquetebol Cidade da Guarda
Pavilhão Desportivo Municipal S. Miguel
Org. Câmara Municipal da Guarda | Guarda Basket e Associação de Basquetebol da Guarda

8H00 às 15H00
1ª Prova Internacional de Air Soft da Casa do Benfica na Guarda
Cidade da Guarda
Zona envolvente à Plataforma Logística da Guarda
Org. Câmara Municipal da Guarda | Casa do Benfica na Guarda

27 de novembro
10H30
Hastear da Bandeira
Banda Filarmónica de Famalicão da Serra
Ass. Hum. dos Bombeiros Voluntários Egitanienses
Ass. Hum. dos Bombeiros Voluntários da Gonçalo
Ass. Hum. dos Bombeiros Voluntários de Famalicão da Serra
Praça do Município

10H45
Sessão Solene Comemorativa do 818º Aniversário da Atribuição do Foral à Cidade da Guarda
Intervenções: Presidente da Assembleia Municipal da Guarda; Líderes Parlamentares da Assembleia Municipal da Guarda; e Presidente da Câmara Municipal da Guarda
Paços do Concelho

12H00
Inauguração da Obra de Requalificação do Parque da Cidade
Parque da Cidade

14H00 às 18H00
Torneio Multi-atividades desportivas Cidade da Guarda
Pavilhão Gimnodesportivo da Guarda (Pavilhão Inatel)
Org. Câmara Municipal da Guarda, Atlético Clube da Guarda, NDS, Guarda Unida, A.E.K.S, Guarda Basket

18H30
Ligação da Iluminação de Natal
Jardim José de Lemos

21H30
Concerto Pedro Abrunhosa & Comité Caviar
Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda

28 de novembro
18H00
Lançamento da Revista Cultural Praça Velha nº 37
Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço

21H30
Concerto Pedro Abrunhosa & Comité Caviar
(segundo concerto)
Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda

 




Conteúdo Recomendado