Ciclos dedicados à luz e à música contemporânea na programação do Teatro da Guarda

Um ciclo dedicado à luz e outro à música contemporânea são dois dos destaques da programação do Teatro Municipal da Guarda (TMG) para os últimos quatro meses de 2015.

Segundo Victor Afonso, programador cultural do TMG, no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Luz, será realizado um ciclo dedicado à luz que incluirá exposições, um documentário, uma conferência, teatro e um concerto em que o público estará de olhos vendados, entre propostas.

O ciclo começa no dia 21 de outubro com o documentário “Naqoyqatsy” de Godfrey Reggio e prossegue com a exposição itinerante “Janelas de Luz” (de 2 a 21 de novembro).

Inclui também a exposição de fotografia “O Céu estrelado do Alqueva” (de 3 a 29 de novembro), de Miguel Claro, que também orienta, no dia 28, uma oficina de astrofísica sobre “Escrever com a luz das estrelas”.

No dia 5 de novembro realiza-se uma conferência sobre “Luz e Sombras no cinema”, por Luís Miguel Oliveira e, no dia 18, será apresentado o espetáculo de teatro “Jardim das Estrelas”, pelo Teatro Serra de Montemuro.

Para 20 de novembro está agendado o “Concerto para olhos vendados” por Luís Antero, a partir de “sons autóctones do concelho” da Guarda, segundo o programador do TMG Victor Afonso.

A agenda do TMG para os últimos quatro meses de 2015 também inclui a realização do X Síntese – Ciclo de Música Contemporânea da Guarda, que começa no dia 23 de Setembro com uma tertúlia.

O ciclo integra, entre outros momentos, concertos do italiano Cláudio Jacomucci (8 de outubro) e do grupo espanhol “Vertixe Sonora” (dia 16).

Ainda na música, realce para o espetáculo “Sonoguarda – Dicotomias do Silêncio”, que será apresentado nos dias 1 e 2 de outubro, no âmbito do Dia Mundial da Música.

“Sonoguarda” resulta de um projeto que envolve um grupo sénior constituído por 12 mulheres e quatro homens, que são desafiados a “transportar para o público narrativas sonoras”, segundo o orientador artístico Tiago Pereira.

A programação do TMG dos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro apresentada em conferência de imprensa integra também um ciclo de cinema alemão realizado em colaboração com o Goethe Institut.

Na música, Victor Afonso anunciou, entre outros, concertos de Sara Tavares (27 de novembro), Rodrigo Leão (17 outubro) e Manuel João Vieira (25 setembro).

No teatro, realce para as peças “Lar Doce Lar”, com Joaquim Monchique e Maria Rueff (12 dezembro), “Bartleby”, pelo Teatro do Calafrio (17, 18 e 19 dezembro) e “Em memória – ou a vida inteira dentro de mim”, pelo Gambozinos e Peobardos e Trigo Limpo Teatro ACERT (21 novembro).

A galeria de arte do TMG acolhe, de 26 de setembro a 20 de dezembro, a exposição “L’ Aprés Midi D’un Faune” de Hirondino Pedro e Manuel Vieira.

O vereador da cultura da Câmara Municipal da Guarda, Victor Amaral, considera que a programação hoje apresentada é “diversificada”, “muito plural” e contém “diversas linguagens e propostas artísticas”.


Conteúdo Recomendado