Evento Terminado em 2021-07-31 23:59:59

Ciclo "12 em Rede - Aldeias em Festa" anima Aldeia Histórica de Linhares da Beira

Início: 2021-07-31 16:30:00
Fim: 2021-07-31 23:59:59
Local do Evento: Aldeia Histórica de Linhares da Beira
Entidade Promotora: Aldeias Históricas de Portugal

A lenda de Dona Lopa é o tema do evento cultural que decorrerá em Linhares da Beira, no concelho de Celorico da Beira (Guarda), no dia 31, no âmbito do ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”.

Segundo a Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico, o evento “Dona Lopa e o Segredo Revelado” inclui um programa “repleto de diversão, para miúdos e graúdos, que terminará com um concerto do músico português Moullinex”.

“Será um dia para viajar pelos mitos e lendas que povoam o imaginário popular da Aldeia Histórica de Linhares da Beira, e também pela sua História, cultura, gastronomia, costumes e tradições”, refere a organização.

A fonte lembra que “um dos mil e um tesouros da Aldeia Histórica de Linhares da Beira são os seus mitos e lendas”.

“De geração em geração, são contadas estórias como o segredo de Dona Lopa, Dom Rodrigo e o milagre da lua nova, entre outras”, acrescenta, referindo tratar-se de “um vasto e riquíssimo património imaterial” que estará em destaque no ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” 2021.

A organização salienta na nota enviada à agência Lusa que no evento “celebra-se não só o imaginário popular da Aldeia Histórica de Linhares da Beira, como também a sua História, cultura, gastronomia, costumes e tradições, numa programação diversificada e à medida de todos os gostos e idades”.

O programa inclui uma mostra de produtos endógenos (das 16h30 às 18h30), uma oficina gastronómica de produtos locais (18h30), uma visita orientada interativa (19h30) e um concerto do músico Moullinex (21h30).

O evento, segundo os promotores, constitui “uma oportunidade única para descobrir, em todo o seu esplendor, a magia e o encanto da Aldeia Histórica de Linhares da Beira, assim como a sua comunidade”.

Devido à pandemia, a participação será limitada e sujeita a inscrição prévia, mas a festa poderá “ser sentida e vivida em todo o mundo”, via ‘streaming’, no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal.

A inscrição é gratuita e pode ser feita para a totalidade das atividades ou apenas para um momento específico, sendo que o limite de participantes dependerá do espaço e da tipologia de cada atividade.

O evento é promovido pela Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico, numa organização do município de Celorico da Beira, associações e agentes económicos locais, com o apoio do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

Depois de Linhares da Beira, o ciclo “12 em rede – Aldeias em Festa” prossegue em Castelo Rodrigo (28 de agosto), Marialva (11 de setembro), Piódão (25), Idanha-a-Velha (30 de outubro) e Monsanto (06 de novembro).


Conteúdo Recomendado