Chuva regressa a partir de quinta-feira

Previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera aponta para precipitação na quinta e sexta-feira, mas não será em todo o país.

Depois de um início de semana soalheiro, a chuva parece que vai finalmente cair a partir de quinta-feira. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a chuva chega quinta-feira e permanecerá até, pelo menos, sexta-feira, mas não será em todo o país.

Na quinta-feira está prevista “céu pouco nublado ou limpo, aumentando gradualmente de nebulosidade a partir do início da manhã de norte para sul” com “períodos de chuva no Minho a partir do início da manhã, estendendo-se gradualmente ao interior da região Norte e litoral Centro”.

Já na sexta-feira, é esperado “céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir da tarde” com “períodos de chuva ou aguaceiros, em especial nas regiões Norte e Centro e até final da tarde”, indica o serviço de meteorologia no seu portal.

De referir que o país atravessa atualmente um intenso período de seca que já levou a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, a reforçar um pedido, junto da Comissão Europeia, para reformar os adiantamentos de medidas de apoio aos agricultores por causa da seca. Nas palavras da governante, o país vive uma “crise severa que se faz sentir pela falta de água”.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê que a situação continue a piorar no mês de fevereiro e que este inverno continue a ser invulgarmente seco. Segundo as previsões, a situação a sul do país poderá ser ligeiramente pior que a norte.


Conteúdo Recomendado