Chuva forte ameaça quatro distritos do continente

Quatro distritos do continente estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de períodos de chuva que podem ser fortes, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Segundo informação disponibilizada na página da Internet do IPMA, os distritos de Viseu, Guarda, Santarém e Leiria vão estar sob aviso laranja, o […]

Quatro distritos do continente estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de períodos de chuva que podem ser fortes, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Segundo informação disponibilizada na página da Internet do IPMA, os distritos de Viseu, Guarda, Santarém e Leiria vão estar sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, entre as 15h00 e as 20h59 de hoje, passando depois a aviso amarelo. O IPMA informa também que os distritos de Santarém, Castelo Branco, Aveiro, Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Bragança vão estar sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, entre as 00:00 e as 23:59 de hoje, devido à previsão de chuva por vezes forte. Sob aviso amarelo está também a costa norte da Madeira entre a 01h00 e as 23h59 de hoje devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima. O aviso laranja diz respeito, segundo o IPMA, a uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o amarelo pressupõe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica. O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro céu muito nublado, períodos de chuva, por vezes forte e persistente, em especial na região centro, condições favoráveis à ocorrência de trovoada, nevoeiro ou redução de visibilidade devido a precipitação persistente e vento fraco a moderado do quadrante sul, soprando moderado a forte nas terras altas, em especial até meio da tarde. No sul, prevê-se céu geralmente muito nublado, períodos de chuva em geral fraca, tornando-se gradualmente moderada no distrito de Setúbal e região do Alto Alentejo a partir do meio da tarde, vento em geral fraco do quadrante sul, soprando temporariamente moderado no litoral a norte de Sines e nas terras altas até meio da tarde e neblina ou nevoeiro matinal. Em Lisboa e em Ponta Delgada prevê-se uma temperatura máxima de 21 graus Celsius, no Porto, Castelo Branco e Angra do Heroísmo 20, em Faro 23, Beja 26, Évora 24, Guarda 15, Viseu 18, Funchal 27 e Santa Cruz das Flores 22.

Conteúdo Recomendado