Céu pouco nublado e vento fraco previstos para hoje

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje, nas regiões a norte do sistema Montejunto-Estrela, céu pouco nublado, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral até ao final da manhã e para o final do dia, além de períodos de chuva fraca ou chuviscos no litoral a norte do Cabo Carvoeiro, em especial para o final do dia.

Nas regiões a sul, está previsto céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se em geral muito nublado no litoral oeste até meio da manhã.  O vento tende a soprar em geral fraco e o IPMA prevê uma pequena descida da temperatura máxima nas regiões do litoral. Quanto às temperaturas máximas, as cidades de Beja e Évora vão ser as mais quentes, com 30 graus Celsius, Castelo Branco vai chegar aos 29, Portalegre aos 27, Vila Real, Bragança e Braga aos 26, Lisboa aos 25 e Porto aos 21. No Funchal são esperados 23 graus Celsius de temperatura máxima, assim como em Santa Cruz, e 24 em Angra do Heroísmo.

Vinte e duas regiões do país com risco muito alto de ultravioleta

Mais de 20 regiões do país apresentam hoje risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Segundo o IPMA, as regiões de Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu e Vila Real, apresentam hoje risco muito alto de exposição à radiação UV. Nestas regiões, o IPMA aconselha a população a utilizar óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protector solar e a evitar a exposição das crianças ao sol. Com risco alto estão as regiões de Santa Cruz, Horta, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada. O IPMA aconselha que sejam usados, nestas regiões, óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt e protector solar, lembrando que a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança. O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, sendo o máximo o onze.


Conteúdo Recomendado