Cerfundão quer chegar às 600 toneladas de cereja

http://minhamaeenutricionista.wordpress.com/2013/12/02/cereja/

Na Cerfundão, campanha da cereja começou no passado dia 8 de maio, e na primeira semana entraram 10 toneladas de cereja na empresa que espera chegar às 600 toneladas até final da campanha.

“Como tivemos entrada de nove novos sócios com quantidades significativas, não temos termo de comparação com anos anteriores, mas estamos com mais quantidade, isso é real, o optimismo de quem gere neste momento a Cerfundão aponta para atingirmos um mínimo de 600 toneladas”, explica  Pedro Catalão. Em entrevista à Rádio Cova da Beira, o coordenador da Cerfundão, aponta a união dos produtores como o caminho a seguir no sector, sob pena da região não ter capacidade de exportação “temos dificuldade em atrair clientes estrangeiros que não querem uma palete, querem um camião e não é com 370 toneladas, com que trabalhámos no ano passado, que se consegue esse volume”. Para além da quantidade, outro dos problemas que se coloca à exportação da cereja, é a variedade. Só no ano passado deram entrada na cooperativa 40 variedades de cereja “é um exagero e para a exportação traz-nos um problema, no mercado nacional não tanto, mas o mercado internacional olha muito à variedade, porque se vier aqui um cliente a pedir 40 toneladas de uma única variedade e calibre, vamos ter alguma dificuldade”. O mercado nacional consome a maioria da cereja do Fundão, mas este ano, a cereja está mais barata “pode ter a ver com a crise, poderá ter a ver com a falta de dinheiro no bolso do consumidor final, mas as cerejas estão a valer menos do que valiam no ano passado, um euro abaixo do ano passado”, apesar disso a marca Fundão vende “é uma marca de excelência, posso dizer-lhe que tivemos uma grande superfície que nos disse que enquanto houver cereja do Fundão não iriam comprar outra”.
Uma das novidades da campanha deste ano é a forma como será feito o pagamento aos produtores “todas as semanas vamos atribuir um determinado valor, ou seja, todos os produtores que entregarem cereja de sábado a sexta, à segunda-feira vão ter um cheque para receber, até final de agosto acertaremos as contas com todos”.


Conteúdo Recomendado