Centro quer dar mais atenção ao mercado interno

O 2.º Fórum Turismo Interno, que acontece nos dias 25 e 26 de junho, em Aveiro, tem como objetivo debater de forma mais dedicada o mercado interno, dar a devida “atenção” a estas dormidas e “percepcionar” a estratégia que deverá ser seguida em 2015 e nos próximos anos.

As linhas foram reveladas aos jornalistas por Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, que lamenta a falta de atenção dada pelo Governo ao mercado interno nos últimos anos.

Frisando que a prioridade do Executivo tem sido o “mercado externo” e a “internacionalização”, Pedro Machado considera que as 14 milhões de dormidas do mercado interno “são uma fatia particularmente importante”, pelo que “merecem da parte do setor uma análise e ponderação”.

Sendo assim, e tendo em consideração que o Centro regista 2,7 milhões de dormidas nacionais, número “muito semelhante” a Lisboa e ao Porto, entre os 2,6 milhões e 2,8 milhões de dormidas, “assumimos esta liderança da discussão do mercado interno no 1.º Fórum [de Turismo Interno], em Viseu, e queremos prossegui-la em 2015, em Aveiro, e sucessivamente”. “Este é um fórum que tem, obviamente, pernas para andar”, afirmou presidente da Turismo Centro de Portugal.

A segunda razão e objetivo que leva à realização deste 2.º Fórum Turismo Interno tem a ver com “discutir e percecionar qual a estratégia que o mercado interno deve ter em 2015 e seguintes anos”, ainda mais na altura em que se realiza, a dois meses das eleições legislativas “e vermos e apreciarmos aquelas que são as principais apostas dos partidos para a atividade turística e o setor do turismo”.

Os painéis deste fórum são os seguintes: tecnologia, no primeiro painel; sustentabilidade dos Destinos Turísticos, no seguinte; a Cultura, Indústrias Criativas e Turismo: Oportunidades e Desafios, no terceiro painel; e o quarto tempo será dedicado ao Turismo: Novas e/ou diferentes perspectivas. O dia 25 de junho termina com um jantar-conferência sob o tema ‘Um bilião de turistas, um bilião de oportunidades’, o tema do Dia Mundial de Turismo de 2015.

O dia 26 de junho começa com um painel dedicado ao Turismo como um negócio – o que vender, a quem, de que forma e por quanto – Como criar valor diferenciador em Turismo, seguindo-se o último e sexto painel, dedicado ao Portugal 2020. Este dia termina com a novidade do fórum este ano, uma pitch session para colocar a concurso projectos e startups nas áreas de alojamento, animação turística, restauração e tecnologia ligada ao turismo.


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