Aldeias do Xisto inauguraram casinha no Portugal dos Pequenitos

As Aldeias do Xisto passaram a estar representadas no Portugal dos Pequenitos através de uma casinha tradicional.

Inaugurada no dia 8 de junho, com a presença do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, esta nova casa surgiu através de uma parceria entre a Fundação Bissaya Barreto e a ADXTUR no âmbito do 75º aniversário do parque temático de Coimbra. Tendo como objetivo transmitir um conceito de “aldeia”.

Já imaginou entrar e visitar uma casa típica das Aldeias do Xisto mas em ponto pequeno? Não? Então experimente fazer uma incursão até ao Portugal dos Pequenitos… Para quem nunca visitou as Aldeias do Xisto esta é uma excelente oportunidade para sentir o verdadeiro espírito da “aldeia” e ficar a conhecer as casas típicas da região. Assim, as Aldeias do Xisto estão no Portugal dos Pequenitos com uma casinha tradicional que dará a conhecer a arquitetura tradicional da região.

Esta nova casa é inaugurada com a presença de Pedro Passos Coelho, primeiro-ministro português, no âmbito das comemorações dos 75 anos do Portugal dos Pequenitos. A casa beirã vai juntar-se ao grupo de casinhas regionais que compõem um dos parques temáticos mais emblemáticos de Portugal, sendo que o principal objetivo é transmitir aos visitantes um conceito de “aldeia”.

A casinha de xisto

Do espaço alusivo à casa de xisto no Portugal dos Pequenitos fazem parte a reconstituição de uma casa típica das Aldeias do Xisto da Lousã e, uma segunda construção em xisto, composta por pequenos socalcos com plantas autóctones, criando-se assim um subespaço lúdico e didáctico. A área é complementada por uma tela com fibras, evocando as artes e ofícios característicos da região, como por exemplo a tecelagem. Este novo local do Portugal dos Pequenitos vai possibilitar aos visitantes descobrirem a cenografia das aldeias, evocando também as relações que estabelecem com a envolvente natural onde estão inscritas.

Rui Simão, coordenador da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, sublinha que «a nossa presença no Portugal dos Pequenitos é de suma importância porque estamos a falar de uma instituição reconhecidíssima, conhecida por todos no nosso país e com um número elevado de visitas. Estarmos aqui representados significa também uma primeira abordagem a novos públicos e ao público do futuro num espaço que evoca o nosso território, as suas tradições e imaginário, com todas as histórias que podemos contar a partir desta experiência única. No fundo, trata-se de todo um processo de descoberta do que são as nossas regiões e do que é a cultura portuguesa».

Com o intuito de trazer a “aldeia até à cidade”, a nova casa inspirada nas habitações das Aldeias do Xisto «pretende também transportar os visitantes para as Aldeias do Xisto, para a vivência das suas gentes, para o ambiente do quotidiano de aldeia. Queremos ainda estar cada vez mais próximos das pessoas para que fiquem a conhecer verdadeiramente o nosso conceito, o nosso ser», refere Rui Simão.

Quanto à ideia, Rui Simão, explica que «esta partiu de um convite da Fundação Bissaya Barreto, responsável pelo Portugal dos Pequenitos, que mostrou interesse em ter representado uma das nossas casas. Optamos por uma casa inspirada e representativa da arquitetura tradicional da zona da Lousã através de um conceito que evoca a cenografia e o ambiente das Aldeias do Xisto, com representação dos socalcos e da agricultura daquela região. Esta é, de facto, uma presença que nos enche de orgulho.»


Conteúdo Recomendado