Centro de Portugal em animação constante no primeiro dia da BTL

Maratona da Europa, Rally de Portugal, gastronomia de Coimbra e o melhor da Beira Baixa estiveram em destaque no primeiro dia da Bolsa de Turismo de Lisboa.

O stand do Centro de Portugal, situado no Pavilhão 1, foi palco de várias apresentações que marcaram o primeiro dia da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa.

O stand do Centro de Portugal iniciou o primeiro dia com um pequeno-almoço regional, da responsabilidade da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. Os visitantes tiveram também a oportunidade de degustar produtos da Comur, Fábrica de Conservas da Murtosa. De seguida, Manuel Castro, do Geopark Estrela, apresentou o projeto de candidatura da Serra da Estrela a Geopark Mundial da UNESCO, numa perspetiva de proteção e valorização do património natural e cultural do território envolvente.

Seguiu-se a apresentação da Maratona da Europa, nova prova de atletismo que vai leva atletas de todo o mundo a Aveiro, no dia 28 de abril. O momento esteve a cargo de Paulo Costa, CEO da Global Sport, empresa organizadora do evento, José Ribau Esteves, presidente da Câmara de Aveiro, e Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal. Todos sublinharam o facto de esta maratona poder vir a ser uma das mais rápidas do mundo, pelo facto de ser disputada em terreno completamente plano. A um mês e meio da prova, estão já inscritos atletas de mais de 20 países.

A manhã terminou com uma apresentação de promoção da “Região de Coimbra – Região Europeia da Gastronomia 2021: A Million Food Stories”, a cargo de José Alexandrino, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e vice-presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra. O chef Luís Lavrador, embaixador do projeto, e Dora Caetano, da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, fizeram uma exposição sobre o valor gastronómico da região onde deram a provar a quem assistia a excelência de 14 produtos distintivos da região.

A tarde começou com a apresentação do Vodafone Rally de Portugal, que este ano regressa ao Centro de Portugal após uma ausência de 18 anos. No stand juntou-se Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Clube de Portugal, dirigentes do Centro de Portugal e do Porto e Norte, Pedro Machado, do Turismo do Centro, e Luís Pedro Martins, do Porto e Norte, e os autarcas dos territórios onde vão passar os carros: Manuel Machado (Coimbra), Luís Antunes (Lousã), Lurdes Castanheira (Góis), e Luís Costa (Arganil).

O dia terminou com as apresentações da Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela, onde se destacaram os seguintes eventos: Estrela Grand Trail, Taça do Mundo de Parapente e Granfondo Serra da Estrela, a ter lugar em Manteigas, Eventos 2019 Gouveia, Cerejeiras em Flor, no Fundão, FIT 2019, na cidade da Guarda,  Destinos Guiados, Quinta do Ministro e Comissão Vitivinícola (Guarda), a Semana Europeia de Ciclismo, Belmonte Medieval e Degustação de Produtos Locais (Belmonte).

 


Conteúdo Recomendado