Este financiamento será utilizado para desenvolver estudos nas áreas da obesidade, cancro e ainda de dispositivos para aplicações biomédicas.
Na área da obesidade, concretamente, serão desenvolvidos estudos sobre “Hormonas gastrointestinais e metabolismo testicular: mecanismos da infertilidade masculina associada à obesidade”. São instituições parceiras o Hospital Universitário Nino Jesus (Espanha) e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS/UP).
Na área do cancro, será investigada a “Relação entre a adenosina e a instabilidade cromossómica: uma nova perspetiva para o entendimento dos mecanismos oncogénicos no glioblastoma”. As instituições parceiras são o Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (IMM/FM/UL) e o Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNBC/UC).
Ainda na área do cancro, com a parceria do Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB), será também estudada a “Validação do modelo de avaliação do risco para o cancro da mama baseado em polimorfismos genéricos de baixa penetrância”.
O CICS-UBI irá ainda colaborar em dois projetos de investigação, em parceria com outras instituições. O primeiro, da responsabilidade do Centro de Química de Vila Real da Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro (CQ-VR/UTAD), denominado “Dispositivos electrocrómicos luminescentes baseados em electrólitos (bio)híbridos orgânicos/inorgânicos” e o segundo, coordenado pela Associação da Faculdade de Farmácia para a Investigação e Desenvolvimento da Universidade de Coimbra (FARM-ID/FFUC), desenvolverá “Pequenas moléculas inibidoras do proteassoma: um passo em frente na descoberta de fármacos anti-tumorais”.