CEMGFA inaugura mega exposição militar no Parque Urbano do Rio Diz

As celebrações do Dia de Portugal arrancam hoje, pelas 10h30, no Parque Urbano do Rio Diz, com uma exibição de meios e equipamentos da Marinha, Exército e Força Aérea – que trouxe um avião F-16 e um helicóptero Allouette III.

A iniciativa é inaugurada pelo Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), Artur Pina Monteiro, natural de Vila Fernando (Guarda).
Até dia 10, as Forças Armadas vão promover atividades para as escolas e a população em geral numa mega exposição militar sem precedentes na cidade. Há simuladores, veículos – como um blindado Pandur –, torres de escalada, uma padaria de campanha, um balão de ar quente e demonstrações gímnicas pelos alunos do Colégio Militar e do Instituto dos Pupilos do Exército, de “cães de guerra” e de inativação de explosivos. A Marinha disponibilizará ainda uma piscina de batismos de mergulho.
O espaço, que fica aberto à população entra as 10 e a meia noite, é constituído por 38 estações, que apresentam diversos meios, capacidades e valências da Marinha, do Exército e da Força Aérea. No âmbito cultural, estão agendados três concertos no semi coberto. No domingo à noite atua a Orquestra Ligeira do Exército, na segunda-feira será a vez da Banda da Força Aérea com a participação da artista guardense Vanda Rodrigues e na terça cabe à Banda da Armada encerrar as atividades.


Conteúdo Recomendado