Coorganizado pelo Município de Celorico da Beira e a Estrelacoop, com a colaboração da Junta de Freguesia da Carrapichana e da Ancose – Associação Nacional De Criadores De Ovinos Da Serra Da Estrela, entre outras entidades, o evento é uma grande festa promotora da ruralidade celoricense, da cultura e das tradições e, sobretudo, de disseminação da riqueza gastronómica deste território, centrada no borrego e nas diferentes formas de o confecionar. Este produto endógeno singular, emblemático e estratégico, a par do queijo, está intimamente ligado à rainha das pastagens serranas – a ovelha Serra da Estrela – verdadeiro motor do desenvolvimento socioeconómico local e identitário da região da Serra da Estrela.
Neste contexto, durante este fim de semana, a freguesia da Carrapichana ganha nova vida, colorido e dinamismo, ostentando um ambiente festivo em que a alegria e a animação variada e permanente são a tónica dominante.
Para a materialização deste objetivo, muito contribui o vasto e recheado programa desenhado pela organização, que alia o produto rei da festa (borrego), com tradição, cultura, artesanato e animação popular. Da programação destaque para os concertos: Sebastião Antunes E Quadrilha (25/10), Feiticeiros de Horos e Jorge Guerreiro (26/10). De referir também os vários momentos de música tradicional portuguesa (concertinas), a Feira de Artesanato e Produtos Regionais Tradicionais, os Jogos Tradicionais, a “Caminhada Rota do Borrego”, e, sobretudo, as diferentes oportunidades que os visitantes vão dispor para degustar e deliciar-se com borrego no Espaço de Restauração e no “Taste On Fire”, confecionado com a arte e a criatividade dos Chef´s Rui Cerveira, Paulo Cardoso, António Santos e da MasterChef Sandra, que tanto prestígio têm aportado ao Festival.
A oportunidade de saborear este tesouro da gastronomia serrana não se esgota durante o Festival. Pode também comprazer-se com Borrego Serra da Estrela DOP durante a Semana Gastronómica, que decorre de 26 de outubro a 02 de novembro, confecionado de diversas formas, que vão do tradicional assado e guisado ao sofisticado e inovador gourmet, nos restaurantes aderentes de toda a Região Demarcada de Produção de Queijo e Borrego Serra da Estrela.
O Festival do Borrego Serra da Estrela DOP, por si só, justifica uma visita à Capital do Queijo Serra da Estrela. Mas, além da festa, terá à sua espera paisagens outonais deslumbrantes, património, cultura, tradição, desporto, animação e uma panóplia de produtos locais de eleição, protagonizada pelo Borrego Serra da Estrela DOP.






