Celorico da Beira acolhe espetáculo ‘O Céu de Sacadura”

A peça de teatro é apresentada no âmbito do Feriado Municipal, que se assinala no próximo dia 23 de maio.

No próximo dia 23 de maio, Feriado Municipal, data em que se comemora o nascimento de Sacadura Cabral, o Grupo de Teatro Comunitário  de Celorico da Beira vai levar à cena a peça de teatro “O Céu de Sacadura”, da autoria de Luísa Costa Gomes, com adaptação e encenação de Alexandre Sampaio, pelas 21h30, no Centro Cultural de Celorico da Beira.

 

A peça de teatro é uma “tragicomédia ambígua, em que se dá o cruzamento de dois temas, um tradicionalmente de epopeia – o herói injustiçado -, outro vocacionalmente de comédia – a falta de verba”, explica a autora.

 

A peça, centrada na figura de Sacadura Cabral, vai revelando “alguns factos da sua vida menos conhecidos do grande público como, as questões administrativas que enfrentou, a falta de verba para as suas viagens, as conspirações… e, também, o caráter fleumático da sua personalidade, o carisma e o grande charme que detinha junto do sexo feminino” acrescenta.

 

Escrita propositadamente para o Festival dos Cem Dias, por ocasião da Expo 98, “O Céu de Sacadura” foi apresentado no Teatro Nacional D. Maria, com encenação de Nuno Carinhas. A peça volta agora à cena, no Centro Cultural de Celorico da Beira, protagonizado pelo grupo de teatro amador da terra, resultante do I Curso de Iniciação Teatral, promovido pelo Município de Celorico da Beira, em 2018.

 

A peça também poderá ser (re)vista no dia 25 de maio (sábado).

 

 


Conteúdo Recomendado