Celorico da Beira acolhe 7ª Conferência da Estrela

O Auditório do Castelo de Celorico acolhe hoje, dia 31 de agosto, a partir das 15 horas, a iniciativa organizada pela Associação Geopark Estrela que será subordinada ao tema “Desenvolvimento e Coesão Territorial”.

Segundo a organização, o evento pretende “refletir sobre a importância do Geopark Estrela Mundial da UNESCO para o desenvolvimento dos nove municípios (Fornos de Algores, Celorico da Beira, Guarda, Manteigas, Belmonte, Covilhã, Seia, Gouveia e Oliveira do Hospital) que integram a candidatura e para o fomento da sua coesão territorial.”

A AGE – Associação Geopark Estrela tem como missão contribuir para a proteção, valorização e dinamização do património natural e cultural, com especial ênfase no património geológico, numa perspetiva de aprofundamento e divulgação do conhecimento científico, fomentando o turismo e o desenvolvimento sustentável do território Geopark Estrela.

Ao longo de 9 meses, em nove locais diferentes, a AGE discute as principais temáticas relacionadas com a Serra da Estrela. Do turismo ao despovoamento, passando pelo empreendedorismo, analisa-se esta geografia no sentido de identificar problemas e apontar soluções.

Segundo a AGE. “as Conferências da Estrela são uma oportunidade para debater ideias que culminarão com a apresentação da Candidatura da Serra da Estrela a Geoparque Mundial da UNESCO.

Foram já realizadas conferências em Belmonte, Covilhã, Manteigas, Seia, Oliveira do Hospital e Gouveia.

 




Conteúdo Recomendado